Alimentação

Cerejas

Este fim-de-semana comi as minhas primeiras cerejas deste ano. Chegou o tempo delas e é tão bom agarrar num pezinho e aparecerem 4 ou 5 cerejinhas todas agarradas umas às outras, com aquela cor vermelha linda que nos faz crescer água na boca. E não vale a pena tentar resistir porque para mim, isso é impossível.
Ora estava eu para aqui a devorar cerejas quando me pus a pensar: já sei que têm um sabor irresistível mas e as calorias? E a saúde? A verdade é que não fazia ideia se esta fruta era calórica ou não. E que bem ou mal faz à nossa saúde. E como não sou de ficar sem saber, fui procurar.
Fiquei a saber que são uma óptima fonte de nutrientes. Têm açucares, principalmente glucose e frutose. O seu sabor vem dos ácidos orgânicos, como ácido málico e láctico e o seu cheiro bom vem de diversos compostos voláteis. São uma boa fonte de minerais e de cálcio, ferro, cobre e magnésio. Têm vitaminas C e B. O que lhes confere a cor vermelha são as antocianinas que têm propriedades antioxidantes. Esta é a parte que não interessa muito a ninguém, só a mim que sou viciada em Química.
A parte que realmente vos interessa saber é que têm muita água e pouca gordura e proteínas não sendo nada calóricas. Então deliciem-se à vontade que além de serem óptimas ainda se ganha uma série de nutrientes indispensáveis ao nosso organismo.
O problema destas minhas amigas é que viciam e é tão fácil continuar a comê-las sem parar. E tudo o que é demais… 
Outra coisa que li foi como escolher as cerejas. Quando as fui comprar não quis embaladas preferi a granel e acho que fiz bem, além desse pequeno pormenor, a única coisa que tive em conta foi o aspecto. Olhei para elas e adorei, eram grandes, vermelhas e brilhantes e vieram para casa comigo. Além do obvio, como rejeitar cerejas moles, pisadas e com partes escuras, descobri que são colhidas já depois de maduras pois ao contrário de outros frutos não amadurecem depois de colhidas e que a frescura desta fruta se vê através do pé, este deve ser verde, bem agarrado ao fruto e não deve estar seco.
Ainda descobri mais… Querem saber? As cerejas absorvem cheiros de outros alimentos, então não convém colocá-las junto de alimentos com odores fortes.
Agora que já sei alguma coisa sobre cerejas é só desfrutar.
Para quem perguntou pela Pipeta, ela já está bem, tenho brincado muito com ela e tenho-a levado a passear à rua, comprei-lhe um ratinho de dar corda que anda sozinho mas ela tem medo e cada vez que o meto a andar foge, só vai lá mexer com a patinha quando ele está parado. É uma mariquinhas. De qualquer maneira já parou de lamber a pata e o pelo já começou a crescer.
E também ela se diverte com as cerejas, vem sorrateiramente até à caixa, morde um pezinho e foge a correr com uma cereja na boca para eu não ralhar. Depois a cereja serve de bola até eu a conseguir apanhar. Tem umas 4 bolas em casa mas prefere as cerejas. Vá-se lá entender.
Te
Anúncios

12 thoughts on “Cerejas

  1. Também adoro cerejas… lá em casa(trás os montes) há uma enorme que dá umas cerejas óptimas….mas aqui a filo poucas vai comer!!! é coisa que aqui pela ilha não se vê muito infelizmente!!!

    Gostar

  2. Muito obrigada por partilhares tantas informações sobre este fruto delicioso, é bom saber estas coisas.
    Ainda bem que tua gatita está a melhorar, fico feliz por saber.
    Boa semana

    Gostar

  3. Gosto muito, bom para melhor dizer as cerejas são o meu fruto preferido, e não sou nada boa a comer fruta.
    pena é que sejam tão caras.
    A “Garota” a gata da minha mãe, gostas muito de brincar com bolinhas feitas de papel de aluminio…
    boa semana

    Gostar

  4. hummm adorei ficar a saber isto tudo, mesmo a cena da composição química, acredita!
    a minha mana gata Maia também adora andar com as cerejas… aliás ela adora é novidades, porque passado pouco tempo não se passa nada!
    bjs e boa semana

    Gostar

  5. Farruskinha, especialista não, que há de certeza gente expert neste assunto mas pelo menos aumentei um bocadinho o meu conhecimento. Quanto a comê-las, essa é a melhor parte.

    Regina, eu tenho sorte e já apanhei cerejas directamente da arvore para a boca. Adoro.

    Vá, se pudesse enviava uma tacinha cheia de cerejas por e-mail para você se deliciar. 😉

    Filó, quando fores a tras os montes tens de aproveitar e satisfazer o apetite.

    Elsa, calhou por-me a pensar no assunto e ir procurar informações porque também não sabia grande coisa.

    Pinta, a fruta faz muita falta, mas aproveita agora que está na época das cerejas e come muito para o ano inteiro. Quanto ao preço, comprei as cerejas num senhor que estava à beira da estrada e assim vê-se cerejas boas à venda a metade do preço do supermercado. Quanto às bolinhas de aluminio a minha gata também delira.

    Arkana, ainda bem que gostas-te de saber. Eu achei interessante a informação que encontrei e quis partilhar. Acho que a minha gata também é assim o interesse é só porque é novidade. Aos brinquedos velhos ela já não liga nenhuma.

    Beijinho para todas.

    Gostar

  6. Aiii como eu adoro cerejas!! Os meus pais foram na semana passada a Sanfins do Douro visitar uns amigos e por lá há imensas cerejeiras. Resultado?
    Caixas e caixas de cerejas cá em casa, deu para dividir com a família e mais uns amigos e ainda sobraram bastantes ali no meu frigorifico para encher a minha barriguinha.
    Numa coisa tens razão, vicia mesmo! Sou capaz de comer uma tigela de cereais cheiiiaaa de cerejas :$ e mal me apercebo disso. Agora que já sei que não fazem mal nenhum, acho que as que ainda ali estão não vão durar muito mais.
    Beijinho 🙂

    Gostar

  7. Formiguinha, oferecidas ainda sabem melhor.

    Daniela, tu és cá das minhas. Maluca como eu para gostares de química 😉

    La Poupée, aproveita bem se tens com fartura.

    Beijinho.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s