Ambiente

Fogo

No domingo que passou eu e o A. fomos dar uma voltinha de moto 4 para o mato, como sempre, desta vez fiquei um bocadinho impressionada com a paisagem que vi. Não por bons motivos.
Logo no inicio do percurso, vimos entulho até mais não, madeira, trapos, cadeiras partidas, até um colchão. Será que não têm um sitio melhor para despejar o lixo??
Depois lá começamos a ir mais para o meio do mato e via-se borboletas, pássaros, flores e ervas verdes e amarelas, tudo normal, à medida que a mota avançava via-se vários bichinhos à frente da mota a fugir e a afastar-se para fora do caminho.
Lá fomos seguindo aqueles caminhos de terra batida e de repente, do nada, a paisagem muda radicalmente, é que foi de um momento para o outro, nem deu tempo para perceber. Num momento estávamos em zona verde, no momento a seguir estávamos em zona preta.
Sim preta, estava tudo queimado. O chão era preto, não existiam ervas nem flores nem bichos. E depois víamos aqueles ramos de arvores sem vegetação pretos, a saírem do chão. Para onde quer que olha-se só via ramos queimados no ar. Foi horrível sentir a ausência de vida. Depois vi um pássaro levantar voo de cima de uma arvore já em carvão e a afastar-se dali.
Disse ao A. “Isto faz-me impressão”, não sei se ele achou que era uma força de expressão ou se realmente se apercebeu que eu estava mesmo impressionada, mas o que é certo é que pôs o pé no acelerador e em menos de nada a paisagem mudou outra vez de preto para verde.
Às vezes vamos na estrada e vimos uma zona queimada lá longe e comentamos uns com os outros: “olha ali houve um incêndio, txi esta tudo queimado” e o carro continua a avançar pela estrada e passado uns minutos já esquecemos que aquela zona estava queimada.
Mas estar mesmo dentro da zona queimada é completamente diferente, é de um impacto tão grande. Acreditem, só se vê preto à nossa volta e aqueles ramos no ar. Fiquei hipnotizada com os ramos das arvores a saírem do chão.
Não vos consigo explicar o impacto que tem, estou aqui a tentar e com a tentativa só me estou a repetir, gostava de ter tirado uma foto mas acho que nem assim dava para explicar. :-S
Já nem sei mais o que dizer.
Te 
9 thoughts on “Fogo

  1. Deve ser mesmo dificil…essa imagem de vazio…
    Pq será que existem pessoas que provocam essas situações “fogo posto” não se compreende!

    O Local que tu comentaste no meu blog é na Quinta da Regaleira em Sintra é muito bonito!

    Gostar

  2. Já estive mesmo ao pé de um incêndio numa floresta e sei que impressiona e muito.
    E saber que às vezes os incêndios são provocados de propósito, ainda me faz mais impressão.
    Pelas áreas ardidas, pelos animais (e muitas vezes pessoas) que morrem queimados e pelas casas que se perdem.
    É triste…

    Gostar

  3. Obrigada por gostares das minhas musicas **.
    E está foto não é minha, se fosse minha dizia em cima dela (B.L.L.M)ou algo que o representa-se, mas obrigada por gostares também.
    E ainda bem que a minha frase deu-te vontade de pintar ^^

    -o que escreveste fez-me pensar mas é a verdade!
    Fogo posto? É horrivel o que muitas pessoas fazem, a natureza não merece isto!!!

    Gostar

  4. É mesmo horrível e arrepiante, quando vivia em Tábua passei por muitos sustos com o fogo mesmo à porta de casa, espero que essa imagem saia da tua cabeçinha bem rápido…
    Beijinho

    Gostar

  5. estrela, sim é dificil, também não compreendo o fogo posto. Eu vi que era a quinta da regaleira, tenho de lá dar um saltinho.

    Paula, desde já obrigado pela visita. Eu não vi realmente o incendio só vi a zona queimada e fiquei impressionada por isso nem imagino se fosse mesmo um incendio.

    B.L.L.M., gosto mesmo das musicas. A natureza não merece MESMO.

    Elsa, nem imagino o que será ter assim o fogo tão perto. :-S

    Beijinhos.

    Gostar

  6. Foi incêndio provocado pelo homem, ou pela seca da região? Se foi pelo homem, eu fico abismada de saber que até em Portugal a irresponsabilidade do ser humano é grande assim, digo isso pq no Brasil ainda há muitos incêndios provocados pela ignorância do homem.
    Deve ter sido horrível estar em meio ao lugar morto.

    Gostar

  7. Daniela, sim foi realmente uma cena triste.

    Regina, não faço ideia se foi natural ou se foi fogo posto mas se for a segunda hipotese ainda me faz mais confusão.

    Farruskinha, sim também concordo com castigos para essas pessoas mas e apanhá-los? e saber quem foi?

    Beijinhos.

    Gostar

Deixe uma Resposta

