Decoração

As arcas

Desde que me lembro de existir que oiço falar no enxoval que a minha avó me estava a fazer e ao longo dos anos ia crescendo e a conversa era sempre a mesma. Sempre que eu fazia anos ou no Natal, a avó Be dizia:
– “A avó não te dá nada mas já comprou mais uma coisinha e guardou lá nas arcas.” (as arcas são aqueles baús antigos enormes, sabem? Pois o meu enxoval foi todo para as arcas).
Eu não achava lá muita graça, então ela dava-me prendas que eu nunca via, eram logo guardadas religiosamente dentro das arcas em casa dela. Cada vez que lá ia ela insistia em dizer que ali dentro estava o meu enxoval e que quando eu me casasse era tudo meu.
Pois, tudo muito bonito mas eu nunca via nada, as arcas nunca foram abertas à minha frente para eu espreitar. Cheguei a duvidar se ela realmente comprava alguma coisa e se dava ao trabalho de guardar ali dentro. As arcas pareciam-me tão pesadas que não valia o esforço de estar a abrir para guardar coisas. Cá para mim ela não comprava mesmo nada.
Mas não é que comprava mesmo… Depois de tantos anos vi as arcas da minha avó abertas e de lá de dentro surgiram as imensas peças que ela me dizia que ia comprando. Afinal sempre havia alguma coisa dentro das arcas. eheheh.
Claro que fiquei contentíssima, por mais velhote que seja há ali coisas que dão sempre jeito numa casa. A avó Be merece muitos beijinhos. 😀
Querem saber o que saiu das arcas? O que não mostro fotos é porque ainda não tirei das caixas, depois mostro tudo.
– Um serviço de pratos.
– Um conjunto de talheres igual aos pratos, com uma concha de sopa tãooo giraaa.
– Um conjunto de copos iguais aos pratos e talheres (tudo a condizer, a minha avó é de mais)
– Taças de sobremesa
– Um pirex
– Um prato de vidro para servir aperitivos (aqueles com as divisões já feitas)
– Uma forma de bolo
– E um prato liso direito para levar o bolo à mesa (ihihih)
– 4 toalhas de mesa, duas delas com os guardanapos de pano iguais (lindo)
As fotos estão horriveis (culpa do telemóvel) mas conseguem ver os guardanapos iguais?
– 19 panos de cozinha
– Um conjunto de avental, pega e porta guardanapos

– Um saco de pão 😛
– Um cobertor daqueles que são tão fofinhos como as mantinhas dos bebés
– Uma colcha branca (gosto tanto)
– 4 lençóis para a cama
– 4 conjuntos de toalhas de banho
– E um conjunto igual de lençois e toalhas. Guidinha vais amar este.

Além disto que estava no enxoval, ainda comprou para nos oferecer
– Um espremedor eléctrico
– Um “multi grill” (que ainda não sei bem o que faz nem como funciona, mas parece que tem montes de funções que logo descubro quando o tirar da caixa)
– Um aspirador daqueles de água
Depois disto tudo ainda está a bordar uma toalha para oferecer no Natal (esta minha avó ADORAAA o Natal)
Digam lá que não vale a pena esperar estes anos todos para depois receber as prendas todas de uma vez??? Que bommm.
Te
18 thoughts on “As arcas

  1. Meu Deus!!!
    essa avó é surreal!!!
    eu comprei o meu baú (arca) e eu comprei o meu enxoval e coloquei dentro dessa arca e fui eu que a fui enchendo e aviso já que não era com coisas tão lindas!!!
    Parabéns Te e a tua avó tem muito bom gosto!! é tudo lindo!
    eu quero ver se consigo ser uma avó assim!!!
    🙂

    Gostar

  2. Gaspas, também adoro as arcas, agora que estão vazias pode ser que consiga roubar uma à minha avó. eheheh.

    Formiguinha, é verdade ela adora-me mesmo e merece todos os miminhos do mundo.

    estrela, é fantástica não é?? E sim também acho que ela tem muito bom gosto. Apesar de algumas coisas já terem anos dentro daquelas arcas são lindas e adoro tudo.

    Beijinhos.

    Gostar

  3. Claro que valeu a pena as “tuas noites sem dormir” e a sonhar se realmente haveria essas arcas..lol
    Eu tambem tive uma arca de enxuval era toda trabalhada com cavalos em relevo, quem me dera a ter ainda, já estaria pintada de branco e colocada num canto lá por casa.
    P.s- ainda tenho algumas peças desses tempos de solteira, do tempo em que se guardava nas arcas, o que quer dizer que têm mais ou menos 30 anos.
    Jocas

    Gostar

  4. Agridoce, dá um jeitaço. É mesmo super a minha avó.

    Pinta, as arcas eu sabia que havia, achava é que estavam vazias. eheh. As arcas são lindas e pintadinhas devem ficar fantásticas.

    Beijinhos.

    Gostar

  5. Tezinhaaaaaaaaaaaaaaaa, adorei tanto. É lindo, lindo, lindo! Os lençois a combinar com as toalhas… Fiquei cheia de inveja!
    A minha mãe e a minha madrinha fizeram-me exactamente igual. Desde os meus 7 anos que iam fazendo o meu enxoval e eu não achava graça nenhuma. Quando compramos a nossa casinha tinha 3 arcas cheinhas de coisas lindas. Nem consegui trazer tudo (era a minha arca, a da minha mãe e a da minha madrinha). Realmente mudamos muito ao longo dos anos, não é?
    Adorei tudo, mas tens razão os conjuntos com joaninhas arrebataram-me 🙂
    Beijinhos!

    Gostar

  6. Querida Te, adorei as tuas peças! Aquela colcha branca, é linda, linda! E o conjunto da avental, pega…?
    E o conjunto de lençóis e toalhas, iguais? Lindos!
    Vou dizer-te um segredo: eu também tenho uma arca cheínha, para a minha sobrinha-filha e ela nem imagina o que tem lá dentro. 😉

    Gostar

  7. Parabéns, tens muita sorte!
    Antigamente dava-se muita importância ao enxoval, e as moçoilas recebiam quase sempre coisas para o enxoval como prenda de anos ou de Natal, era como a tua avó fez até agora. E olha o jeitão que isso dá agora!

    Felicidades 🙂

    Gostar

  8. Guidinha, e estas arcas cheinhas de coisas dão tanto jeito, ainda bem que tivemos quem fizesse para nós.
    Sabia que ias gostar das joaninhas.

    Turista, também gosto muito da minha colcha. 🙂 Quando chegar a altura da tua sobrinha abrir a arca ela vai adorar ter tanta coisa para ver.

    Carla, dá mesmo jeito, são sempre coisas que fazem falta e assim não tenho de ir eu gastar dinheiro nestas coisas.

    Beijinhos.

    Gostar

  9. Oi Te, nossa que enxoval lindo e cheio de amor, minha mãe tb fez enxoval pra mim, mas guardava tudo em saco plástico mesmo.kkkkk.Parabéns e encha a vové de beijos por algo tão precioso.
    Bjus e boa semana querida

    Gostar

  10. Elsa, tenho mesmo muita sorte.

    Re, não importa onde é guardado o enxoval, só importa que foi feito com muito carinho.

    Paula, é verdade, com estas coisinhas já poupo muito dinheirinho.

    Beijinhos.

    Gostar

  11. Olá

    Olha eu também tenho já 2 arcas cheias de enchoval e 7 caixotes já fechadinhos tudo com enxoval… 😛

    Tenho 23 anos e já me lembro de ter enxoval desde pequenina… (não que seje muito grande =P)
    Mas por acaso sempre me deram as prendas no natal para eu ver (era para serem muitas prendas :P)

    Mas lá está, já tenho 2 arcas cheias iguais às tuas =)

    Tenho desde panos de cozinhas, a toalhas de mesa, a lençóis, talheres… Acho que já tenho mesmo tudo! lol 😛

    Sempre se poupam alguns € =)

    Gostar

Deixe uma Resposta

