Familia e Amigos

De 12 em 12…

Desde já vos peço muitas desculpas por estar tão ausente deste mundinho maravilhoso dos blogs. As minhas amiguinhas blogueiras devem estar tão zangadas comigo por nunca mais ter dado noticias e por nunca mais ter ido espreitar as vossas novidades, mas agora estou aqui a tentar redimir-me e a explicar-vos o porquê desta ausência.

Os últimos dois meses não têm sido nada fáceis, temos passado por maus momentos na família por isso se querem continuar com a alegria que esta época desperta é melhor não lerem este post e passarem para o próximo blog.

Há dois meses atrás (mais ou menos) de um momento para o outro os médicos descobriram um tumor no cérebro do meu tio V., isto deixou a família toda de rastos mas lá fomos tentar perceber como resolver e o que fazer. Exames para aqui, exames para ali e disseram-nos que não há tratamento, o tumor não é operável, está a crescer imenso e muito depressa e a única coisa que podemos fazer é tentar proporcionar-lhe a melhor qualidade de vida possível.

O meu tio parece outra pessoa, não sabe onde está, não sabe que dia é, não se lembra do que faz e apesar de a médica já lhe ter explicado a doença ele não se lembra de nada e não faz ideia de nada. A minha tia G., a mulher dele anda de rastos, já aceitou o que vai acontecer mas também ela não parece a mesma, não fala praticamente nada, não se diverte e a única coisa que ainda a mete a rir é o Tim, o meu afilhado, e a Mada que são os netinhos dela.

Apesar de os médicos já terem explicado que não vão fazer nenhum tratamento para que ele possa ter um resto de vida descansado os meus primos não aceitam e estão muito revoltados com tudo isto.

Entretanto há umas 3 semanas atrás a minga tia Lu que andava muito constipada deu-nos a informação que tinha ido ao médico e que afinal não era constipação nenhuma, o que ela tem mesmo é um tumor no pulmão. Ficamos todos de queixo caído, nem queríamos acreditar que isto estava a acontecer.

A tia Lu já passou por muitas cirurgias ao coração e agora por causa do tumor teve de deixar de tomar a medicação, anda muito cansada e a arrastar-se mas nunca a vi tão positiva como agora. Quando surgiam problemas no coração ela ia muito abaixo e ficava muito mal, desta vez vejo-a positiva e preparada. Os médicos já disseram que é operável e ela diz que vão operar e vai correr muito bem. Estou muito orgulhosa dela pela maneira como está a reagir.

Logo a seguir a esta notícia da tia Lu a médica da minha avó descobriu-lhe um caroço no seio que lhe resta, a minha avó já lutou e venceu contra o cancro perdendo um peito agora dizem-lhe que tem um caroço no outro peito não é de admirar que ela tenha ficado assustadíssima, neste momento diz a médica que não é nada grave e só precisa de ser controlado.

Como vêm temos tido sustos atrás de sustos que não têm sido fáceis de digerir.

Além de tudo isto, já à muitos anos que esta época não é muito feliz para a minha família, eu e a prima Cati brincamos uma com a outra e dizemos muitas vezes que para nós passávamos do dia 1 de Dezembro para o dia 2 de Janeiro e este mês desaparecia do calendário.

O que acontece é que o meu avô, pai da minha mãe, faleceu na passagem de ano. Eu ainda era muito miúda e não percebia grande coisa mas para a minha mãe e para as minhas tias as festividades deste mês deixaram de ter qualquer significado e passaram a ser um bocadinho triste pela lembrança do avô.

Os anos passaram e como se diz o tempo cura tudo e mais ou menos fomos voltando a festejar o Natal e a ter alegria em casa mas no dia 1 de Janeiro de 2000 o meu pai faleceu e desde ai foi sempre muito difícil passar este mês, festejar este mês como toda a gente festeja, ter a alegria e o entusiasmo que toda a gente tem nesta altura para nós é um bocadinho impossível.

Esta época já é má por isto tudo e este ano com o que está a acontecer à nossa volta ainda se torna pior. Na família ninguém tem vontade de festejar seja o que for.

Estava desejosa de poder vir ao blog contar o que tem acontecido pois criei este espaço para escrever tudo o que me apetecesse e porque me faz bem. Não sei porquê mas escrever alivia-me, então porque é que não vim antes perguntam vocês?

Porque a minha irmã, a Di, que está em erasmus em Milão, é das poucas pessoas que me conhecem que sabem deste espaço, e a Di não sabia de nada do que se estava a passar e eu não queria que ela ficasse a saber ao ler o blog, queríamos contar-lhe pessoalmente e esperamos que ela viesse a casa passar o Natal para lhe contar com calma. Para vir ao blog e não escrever o que queria preferi estar quieta e não escrever mesmo nada, dai a minha ausência. Agora ela já sabe e eu posso finalmente escrever sem problemas, além disso para a semana já vêm instalar internet cá em casa e vai ser mais fácil de vos visitar.

Ahh, não perceberam o titulo??? Eu explico, a minha mãe pôs-se a fazer contas e comentou comigo: o meu avô faleceu e passados 12 anos o meu pai faleceu, faz dia 1 de Janeiro 12 anos e o meu tio está no estado que está.

Parece mentira, mas é uma coincidência muito grande que nos deixa a cabeça à roda com estes pensamentos.

E vamos vivendo assim, de 12 em 12….

Te
10 thoughts on “De 12 em 12…

  1. Te, vida complicada:( É nestas situações que se tem que pôr a vida em perspectiva e ver o que é verdadeiramente importante. E a saúde é uma delas.
    Nesta época de renovação desejo-te toda a força do mundo e muita saúde para ti e para os teus. As melhoras para o teu tio, tua tia e tua avó. Imagino que seja difícil dado o que se tem passado, mas não sofras por antecipação com a data que aí vem, é só sofrimento acrescido.
    Fico deste lado a enviar energia positiva, para ti. E força, muita força, dias melhores virão (sempre).
    Beijos solidários!!!

    Gostar

  2. Amiga
    Estou estupefacta com o que acabei de ler, tem sido como se uma bola de neve te tivesse apanhado e levado com ela… mas, tem fé, esperança e pensamento positivo, não há mal que sempre dure.
    Desejo que Deus te dê toda a força necessária para ultrapassares este momento difícil.
    Se precisares de algo que eu possa ajudar diz, pois estou sempre aqui para ti.
    Beijinho

    Gostar

  3. Perante estas palavras avassaladoras, resta-me desejar-te muita força e coragem. E dizer-te que espero, sinceramente, que o dia 1 passe tranquilamente, e o 2, e o 3… Não é altura de festas, mas é altura de não baixar os braços e continuar a acreditar. Um beijinho enorme e um abraço apertado.

    Gostar

  4. Querida, nem sei que diga. Pensei sempre que a tua ausência se prendia com a mudança de casa, nunca uma coisa destas. Parece incrível tudo o que está a acontecer ao mesmo tempo. Tens de ser forte e tentar, acima de tudo ser positiva e contagiar a tua família de forma positiva.
    Se eu pudesse ajudar… Uma pessoa fica impotente perante um cenário destes. Resta-me desejar que este ano possa ser melhor que o anterior.
    Um grande beijinho e tudo de bom para vocês

    Gostar

  5. Li o teu post com muita atenção… Acredito que não deve ser fácil mas acima de tudo é preciso muita calma e uma família unida.. O resto vem por acréscimo!

    Espero que o teu 2012 e o da tua família seje repleto de coisas boas! Que todos estes contratempos não passem disso mesmo, de contratempos e de “coisas” temporárias.. Que sejam de fácil resolução!

    Beijocas muito grandes!
    Muita força para todos vocês!

    Gostar

  6. Te,bom dia, sinto muito por todas as situações da tua familia, tanta noticia má assim de seguida….
    Não deve mesmo estar a ser nada fácil…
    espero que as coisas melhorem neste novo ano…
    bjs grandes

    Gostar

  7. Querida Te, já tinha estranhado a tua falta, mas como o mês de Dezembro é tão atarefado…
    Lamento tudo o que está a suceder na tua família e envio-te toda a energia positiva, possível.
    Um abraço.

    Gostar

Deixe uma Resposta

