Organização

Locais Problemáticos (Hot Spots)

Vou continuar a contar-vos a minha caminhada por FlyLady, é uma maneira de me manter activa neste blog e além disso estou a gostar do que estou a fazer por isso se se fartarem podem ralhar comigo.
No dia 6 antes de realizar a tarefa tive de pensar um bocadinho em quais os locais da casa onde se encontra “tralha”, cheguei à conclusão que há 3 locais cá em casa onde literalmente depositamos coisas só porque sim.
O primeiro local é o móvel de entrada, onde vai parar tudo o que trazemos nas mãos quando chegamos a casa, sejam carteiras, telemóveis, chaves, cartas do correio, publicidade, etc, etc, etc, vai tudo parar em cima deste móvel.
O segundo local, (e devo dizer que neste a culpa é inteiramente minha) é em cima do camiseiro do quarto, quando chego a casa e me meto à vontade deixo aqui em cima, relógios, cintos e qualquer acessório de moda que tenha usado nesse dia, etc.
O terceiro local é um cestinho que está na primeira prateleira da dispensa onde basicamente colocamos tudo o que não sabemos onde pôr, tudo o que não tem um local certo cá em casa vai para o tal cestinho.
Todos estes locais (chamados Hot Spots pelo Fly) têm uma coisa em comum: todos os dias, sem excepção, é colocado nestes locais um novo item. Ora se de vez em quando não forem arrumados tenho a certeza que vai chegar a uma altura em que não vemos o fundo, só vemos tralha e mais tralha, nessa altura além de ser muito mais difícil arrumar, de certeza que a vontade de o fazer vai ser muito menor.
O objectivo não é deixar de depositar coisas nesses locais, como é obvio eu e o A. quando chegamos a casa vamos continuar a largar tudo no móvel de entrada, e eu vou continuar a largar as minhas coisas no camiseiro, até porque no momento que entramos em casa queremos dar miminhos um ao outro e tratar de coisas mais importantes (como o jantar, por exemplo), logo é mais que certo que vamos continuar a espalhar tralha nestes 3 locais.
O que Fly pede é que todos os dias guarde-mos 5 min. para olhar para esses locais e deixá-los limpos, mas atenção, não vale tirar as coisas dali e escondê-las noutro sitio, vão ficar desarrumadas na mesma, o que se pretende é que cada vez que se trata de um “Hot Spot” fique tudo no sitio correcto. Temos de arranjar casa para todos os objectos.
É muito fácil de fazer, a sério, eu coloquei um cronómetro durante 5 minutos, corri os locais problemáticos todos e arrumei tudo nos respectivos sítios, no fim não cheguei a usar os 5 minutos todos mas a verdade é que não havia assim tanta tralha e era tudo coisas que já tinham sítio certo, só estavam ali mesmo por preguiça de arrumar. O cestinho ficou vazio e os móveis ficaram livres de objectos.

Ontem quando fui ver os Hot Spots (segundo dia desta tarefa) foi ainda mais fácil, só havia uma ou duas coisas para arrumar, nem 2 minutos demorei, isto porque não deu tempo de acumular quase nada. Hoje, idem, quase nada para arrumar.
Experimentem, vão ver que se torna positivo e cada vez mais fácil de realizar. Identifiquem os locais problemáticos da vossa casa e vão ao ataque… 🙂
O quê? Não têm esses locais em casa? Claro que têm, não sejam mentirosas… Todos temos, ou será que sou só mesmo eu? 
A tarefa de ontem (dia 7) era muito simples, escolher a roupa para vestir hoje. Cá está uma maneira de acelerarmos um bocadinho as manhãs.
Logo à noite conto a tarefa de hoje (muito fácil também). 
Te
5 thoughts on “Locais Problemáticos (Hot Spots)

  1. Eu tenho é a parteleira da cozinha….tudo vai para lá.
    Relogio anel cartas elasticos que levo no pulso aqui do escritório… etc.
    Quanto á roupa eu faço sempre isso escolho na noite anterior de manhã é mais rápido para sair de casa.
    Beijocas bom final de semana

    Gostar

  2. Oh, acho que a minha casa está recheadíssima de hot spots!!!
    A culpa é desta fast life em que vivo (e minha tb;))… Só me sobra o fim de semana e esse uso para arrumar a casa, ou seja, os hot spots só são arrumados….praí de 3 em 3 meses…(fiquei envergonhada agora…muito…).
    Acho que tenho que mudar algo na minha vida, ups.
    Bom fim de semana!

    Gostar

  3. Eu tento ter sempre arrumados os hot spots diariamente. O P. com as coisas deles é que nem por isso.
    Mas uma das coisas que não faço e que sei que nos faz poupar imenso tempo é mesmo escolher a roupa no dia anterior. Fiz uma ou outra vez, mas depois deixo. E noto a diferença no tempo que gasto de manhã. Tenho mesmo de me educar nesse sentido.
    Beijinhos

    Gostar

  4. Gaspas, ando a tentar ganhar tempo.

    Pinta, pois bem me parecia que todas tinhamos estes locais em casa. Quanto à roupa, não tinha o habito de o fazer mas realmente acelera as manhãs.

    Catarina, este site a que aderi é muito engraçado e faz com que tenhamos habitos que trazem organização à nossa vida, eu estou a gostar muito. Vai lá dar uma vista de olhos, mesmo sem te registares consegues perceber como funciona.

    Luarte, é mesmo isso o objectivo, arrumar diáriamente. Eu também não escolhia a minha roupa, comecei a fazê-lo à 3 dias e digo-te que noto diferença, é muito mais rápido assim.

    Beijinhos.

    Gostar

Deixe uma Resposta

