Organização

"Destralhar"

Era para ter aqui vindo para vos contar qual a tarefa FlyLady do dia 8 mas como é normal atravessam-se sempre 1001 coisas no caminho e acabei por não vos contar nada.
De qualquer maneira a tarefa do dia 8 era facílima, só tínhamos de começar a escrever todas as tarefas que já realizamos para começar a criar rotinas e para diariamente não nos esquecer-mos de nenhuma, pois todos os dias a fazer uma tarefa diferente qualquer dia já não sabíamos bem o que tínhamos para fazer.
No inicio esta lista com as rotinas é muito consultada mas eventualmente com o tempo torna-se um habito e já não precisamos olhar.
No dia 8 as minhas rotinas eram as seguintes:
Rotina da manhã
1.       Vestir e tratar de mim assim que me levanto da cama.
Isto inclui fazer tudo para estar pronta a sair de casa a qualquer momento, vai desde vestir, passando pelo pentear até ao calçar. Tudo como se fosse sair de casa naquele momento.
2.       Tratar dos Hot Spots.
De manhã trato do Hot Spot do quarto, (o camiseiro).
Rotina da Noite
1.       Deixar sempre o lava-loiça limpo e a loiça lavada.
2.       Tratar dos Hot Spots.
À noite trato do Móvel da entrada e do cestinho da dispensa.
3.       Preparar a roupa para o dia seguinte.
Entretanto a lista já aumentou, no dia 9 (segunda-feira) a tarefa foi “destralhar”. Para fazer-mos isto precisamos de 3 sacos onde ir colocando as coisas, um para o lixo, outro para as coisas para dar e outro para as coisas para guardar.
Colocamos um cronómetro durante 15min e escolhemos uma divisão, a primeira divisão que fiz foi a sala, fui andando ao redor da sala e recolhendo os itens fora de sitio para dentro do respectivo saco.
O que era lixo foi para o saco do lixo.
As coisas que estavam espalhadas, como brinquedos da Pipeta, canetas, e outros objectos que não pertencem aquela sala foram para o saco de guardar
E no saco de dar não coloco apenas as minhas coisas que quero dar a alguém mas também as coisas que estão cá em casa emprestadas e é para devolver, na sala só tinha uma manta para devolver à mãe do A.
Como não era muita coisa e não cheguei ao fim dos 15 min, passei para outra divisão e fiz o mesmo.
No fim dos 15min, temos de dar resolução aos sacos. O lixo vai para a rua. O saco de dar ou vai para dentro do carro ou fica num local acessível para assim que sair de casa o levar comigo. Quanto ao saco de guardar, temos de esvaziá-lo completamente e ir colocando os itens nos sítios correctos.
Só tive um problema nesta tarefa, quando na terça-feira fui repetir, não tinha nada para fazer pois de um dia para o outro não espalhei coisas nas divisões.
Mas pensei, não é só nas divisões que há tralha, dentro dos armários também há. Programei o cronometro 15 min e ataquei o camiseiro do meu quarto, nesse tempo só consegui destralhar 2 gavetas, mas como o objectivo é fazer um bocadinho de cada vez pus o cronómetro mais 15 min e sentei-me a beber água e a descansar durante esse tempo. J
Na quarta-feira continuei, e hoje já tenho os armários do quarto quase todos destralhados e foi assim, 15 min de cada vez… Assim é muitoooo fácil, experimentem.
Ah, mais um detalhe, tenho-me levantado todos os dias à mesma hora que o A., vá não é bem à mesma hora mas está lá perto, nunca fico na cama mais de 20 min depois dele e sabe bem, ganho muito mais tempo.
Te
9 thoughts on “"Destralhar"

  1. eu tenho gostado da experiencia, e na verdade tem-me ajudado a criar rotinas que eu não tinha e a ter sempre as coisas em ordem. É um gozo enorme ires tratar dos hot spots ou ires destralhar e aperceberes-te que comparado com o dia antes não tens nada para fazer. Fico logo de sorriso na cara.

    Quanto ao inglês, sim está todo em inglês, à uns tempos vi uma versão brasileira mas pareceu-me que não é exactamente a mesma coisa. :-S

    Beijinho.

    Gostar

  2. Caminhante, o que interessa é criar rotinas que se adaptem à nosssa vida.

    estrela, ahahah, eu escrevi que é para não me esuecer de fazer nada.

    Farruskinha, comigo dá.

    Beijinhos.

    Gostar

Deixe uma Resposta

