Organização

Rotinas Diárias

Acho que tenho as rotinas quase criadas, há coisas que já faço sem sequer me aperceber que é uma tarefa, enquanto que outras ainda me custa muito fazer. Mas é como tudo, com paciência eu chego lá.
Às rotinas do FlyLady adicionei algumas coisas que eu acho essenciais, como ter um tempo para tratar de mim e relaxar. O Fly foca-se muito nas tarefas que há para fazer em casa, mas nas minhas rotinhas não entra só a casa, eu também me incluo.
Muitas vezes concentramo-nos demasiado no que nos rodeia e esquecemo-nos de pensar em nós mesmos. Assim, para não cair no erro de tentar manter tudo impecavelmente limpo em casa e desleixar-me comigo mesma (e consequentemente ficar frustrada e cansada) defini, nas minhas rotinas, um tempo só para tratar de mim.
Então para já as minhas rotinhas são:
Rotina da Noite:
Fazer jantar normalmente chego a casa já depois das 20h por isso a primeira coisa em que penso quando entro em casa é no jantar.
Limpar a casa antes de deitar (30 min) depois de jantar chegou a altura de pôr tudo em ordem, é depois de jantar que além de arrumar a cozinha (lavar loiça, limpar fogão e limpar o chão) trato dos Hot Spots e vou destralhar durante 15min a sala e a entrada da casa. Esta é daquelas tarefas que mais me custa fazer, depois de um dia de trabalho chegar a casa e ter de limpar o que quer que seja custa-me muito, mas nos dias que consigo fazer isto no outro dia de manhã está tudo em ordem e sinto-me muito melhor, além de facilitar a rotina da manhã. Ainda estou a educar-me nesta parte mas como disse eu chego lá.
Pensar no amanhã este passo também acelera bastante a rotina matinal, se ficar tudo pronto à noite é num estante que de manhã fico pronta a sair de casa.
·         Preparar almoços e lanches.
·          Preparar roupa.
Tratar de mim chegou o meu momento. Depois de um dia inteiro sabe bem ter um bocadinho para nós à noite, este tratar de mim pode incluir tomar um bom banho, pôr creme no corpo, vestir o belo do pijama e relaxar muito. Basicamente depois de tudo feito é o momento em que faço o que me apetece, como sentar em frente da tv sem fazer absolutamente nada ou ler blogs ou jogar computador ou qualquer coisa que me apeteça naquele momento.
Dormir às: 00h00 por fim o meu limite para ficar acordada é à meia-noite para ter a certeza que de manhã me levanto a horas decentes.
Rotina da Manhã:
Tomar pequeno-almoço e alimentar os animais domésticos o Fly sugere que assim que pomos o pé fora da cama temos de nos vestir da cabeça aos pés e ficar prontos para sair de casa, isso começou a gerar em mim um grande stress, mal me levantava só pensava que tinha de me ir vestir e era coisa que não me agradava nada. No site até nos dão vários motivos por que devemos fazer isto e ao ler eu até concordo com eles mas cheguei à conclusão que comigo não funciona bem, gosto de ter aquele bocadinho de manhã em que ando de pijama quentinho pela casa. Então decidi que antes de fazer o que quer que seja vou sentar-me confortável e com o meu pijaminha quentinho a tomar um bom pequeno-almoço, vou abrir as janelas da casa para pôr tudo a arejar e vou brincar uns minutos com a Pipeta. Só depois é que vou dedicar-me a sério à rotina propriamente dita.
Tratar de mim (30 min) com “tratar de mim” quero dizer que vou preparar-me, aqui está incluído todas as coisas que fazemos diariamente antes de sair de casa, vestir, lavar dentes, pôr creme na cara, maquiar, pentear, calçar e o que mais entenderem que se deve fazer, basicamente é neste passo que fico pronta a correr para a rua. J
Limpar casa antes de sair (30 min) se a rotina da noite tiver sido totalmente feita (às vezes falha) não temos muito que fazer na limpeza da casa, na cozinha costumo arrumar a loiça da noite passada que está no escorredor, descongelar qualquer coisa para o jantar (quando já sei o que quero fazer) e tirar o saco do lixo do balde para levar para a rua quando sair. No quarto faço a cama e trato do Hot Spot. E é de manhã que tento arrumar mais ou menos a casa de banho, nada complicado, passo um pano pelas loiças para não ficarem com pingos de água (não gosto de ver :-S) e limpo o chão que depois de me pentear fica sempre com cabelos meus (qualquer dia fico careca). Se na rotina da noite tiver feito tudo direitinho esta parte da rotina da manhã não leva mais de meia hora a ser feita, se me portar mal na noite anterior, tenho um castigo que é de manhã ter mais trabalho. :-S
Isto é o que tento fazer diariamente, assim escrito parece muito mas se virem com atenção não é assim tanta coisa e demora no máximo uma hora para ter tudo arrumado, meia hora de manhã e meia hora à noite. Ao fazer isto todos os dias a casa está sempre arrumada. J
Te
9 thoughts on “Rotinas Diárias

  1. Olá Tezinha 🙂

    No inicio é sempre mais complicado arranjarmos uma rotina, mas é mesmo uma questão de prática e de nos conhecermos a nós e com quem partilhamos o nosso lar para ficar tudo ao nosso agrado.
    é bom ter uma base para nos guiarmos, mas acho que o mais importante é mesmo depois adaptarmos tudo à nossa maneira (afinal não somos todos iguais).
    Com mais um pouco de prática já nem vais pensar no que tens para fazer… O que é mesmo importante é sentirem-se bem no vosso lar e condicionarem-no à vossa forma de viver… o resto são cantigas!
    Beijinhos!

    Gostar

  2. Guidinha, também acho que é bom termos uma base para nos guiar mas há certas coisas que resultam com uma pessoa e com a outra não, foi por isso que tive de me ir adaptando e criei (mais ou menos) a minha rotina. Agora só tenho mesmo de habituar-me a fazê-la direitinha.

    Lylia, é verdade e eu tenho estas rotinas escritas por isso é só seguir os passos, não me esqueço de nada e sobra-me tempo para o mais importante.

    Sini, eheheh, assim escrito parece muito mas se reparares não demora assim tanto tempo, temos de aprender a trabalhar depressa.

    Beijinhos.

    Gostar

  3. D' pelo contrário, fico com muito mais tempo livre para o que me apetece.

    estrela, para já ainda não me fartei, pelo contrário, estou a gostar bastante de fazer isto assim.

    Farruskinha, também acho que tem de ser assim. 🙂

    Beijinhos.

    Gostar

Deixe uma Resposta

