Organização

Rotina da manhã

Devido ao último post recebi vários comentários de leitoras que me perguntavam quanto tempo antes de ir trabalhar eu me levantava, se não me fartava de estar sempre a limpar e se não ficava sem tempo nenhum para mim.
Posto isto, fiquei a pensar que me tinha explicado mesmo muitooo mal.
Como o meu horário não é muito certo, não tenho uma hora fixa para me levantar, às vezes entro só à hora de almoço, outras vezes entro logo de manhã, depende dos dias, de quem falta, se há muito ou pouco trabalho, etc, etc, etc.
Mas apesar deste tipo de horário, tudo o que eu faço de manhã não me obriga a levantar muitas horas antes de entrar. Quando andava a estudar levantava-me uma hora antes da aula começar e passava essa hora a preparar-me para sair de casa, deixava tudo de pernas para o ar atrás de mim. Agora isso não acontece. Para tentar esclarecer estas pequeninas perguntas decidi cronometrar uma manhã em que entrei às 9h (o horário da maioria das pessoas).
7h30 o despertador toca.
Como boa preguiçosa que sou adiei 10 minutos.
7h40 o despertador toca pela segunda vez.
Levantei-me a pastelar e fui abrir todas as janelas para deixar a luz entrar. Depois fui para a cozinha tomar o pequeno-almoço.
Enquanto a minha chávena de leite estava às voltas no microondas eu fui arrumando a loiça que estava no escorredor (faço isto para que a loiça do dia possa ser logo lavada e colocada a secar, se o escorredor tiver cheio é mais que certo que a loiça do pequeno almoço fica dentro do lava loiça até à noite), isto demorou uns 2 minutos.
Lá comi e alimentei a Pipeta, lavei a pouca loiça do pequeno-almoço e aproveitei que estava na cozinha para pôr o almoço dentro da lancheira e tirar o lixo do balde, pus o lixo à porta de casa e a lancheira no móvel do hall, os dois à espera para irem para a rua comigo.
Olhei para o relógio pois não me podia esquecer que estava a cronometrar…
7h50 fui tomar banho e vestir-me.
8h05 já que estava no quarto fiz a cama, arrumei o pijama e tudo o que estava espalhado em cima do camiseiro.
8h15 fui para a casa de banho acabar de me despachar, lavar dentes, pentear, etc.
Depois de fazer isto e já que estava na casa de banho agarrei num paninho e passei nas loiças para ficarem limpas e sem salpicos e varri o chão.
8h30 calcei-me e estava pronta a sair de casa.
Tenho a sorte de morar a 15 min do trabalho por isso como entrava às 9h ainda me sobrou tempo.

Claro que isto só foi possível fazer numa hora pois a rotina da noite tinha sido feita. Ora vejam:
Se o almoço não tivesse pronto dentro da caixinha certa, se os talheres e o guardanapo não tivessem já dentro da lancheira, se a fruta não tivesse já cortada dentro de uma caixinha, demorava pelo menos 15 min a preparar tudo isto. Assim demorei apenas 1 min a pôr tudo dentro da lancheira.
Se quiserem adiantar ainda mais as manhãs podem preparar também o pequeno-almoço, eu não o faço pois nunca sei o que me vai apetecer comer de manhã mas se vocês sabem exactamente o que comem todos os dias então por exemplo deixem em cima da mesa o pacote dos cereais, a tigela e a colher. São pequenas coisas que nos fazem ganhar minutos.
Quando fui tomar banho e vestir-me se a roupa não tivesse pronta desde a noite anterior, tenho a certeza que em vez de demorar os 15minutos tinha demorado 30. Este é um passo que faz uma enorme diferença nas minhas manhãs, acho que é aqui que poupo a maioria do tempo.
Na hora de limpar as loiças também tenho o paninho dobrado e pendurado atrás do lavatório o que me impede de andar à procura de um pano para fazer o trabalho, acabo de usar a casa de banho passo o paninho nas loiças que já está ali à espera de ser usado e volto a pô-lo no sítio para no outro dia repetir.  
Todas estas coisas que já estão pensadas com antecedência me fazem poupar tempo precioso. À noite quando cheguei a casa tinha tudo arrumadinho, fui fazer a rotina da noite e descansei o resto do tempo.
Claro que o que funciona para mim pode não funcionar para toda a gente, por isso é que cada um tem de adaptar as rotinas ao estilo de vida que leva.
Hoje por exemplo só entro à hora do almoço, levantei-me às 8h30, fiz a minha rotina da manhã, e às 9h30 estava pronta a sair de casa e tinha a casa arrumadinha. Até à hora de entrar ao serviço vou fazer o que me apetecer (por exemplo, um post, eheheh).
Vou tentar cronometrar a rotina da noite para verem como também é simples e depois conto-vos tudo.
Ainda acham que fico sem tempo para mim?
Te
8 thoughts on “Rotina da manhã

  1. Querida Te, estive aqui uma boa meia-hora a pôr-me a par das tuas rotinas, diárias. Concordo contigo: se houver uma rotina estabelecida, tudo em casa é maís fácil e sobra mais tempo para nós. 🙂
    Beijinhos.

    Gostar

  2. Sini, isso é porque eu basicamente só lavo os dentes e penteio o cabelo e isso é rápido de fazer (5min) o resto já fiz no banho.

    Gosto de pôr maquiagem mas não tenho paciência para fazer todos os dias, faço mais no fim de semana e quando saio à noite.

    Depois é só passar o paninho nas loiças salpicadas (banheira e lavatório) e passar a vassoura no chão, 10 minutos chega. 🙂

    Turista, eu já falei imenso de rotinas por aqui, és uma querida pela paciencia em ler tudo isto. Ainda bem que concordas, eu estou a tentar estabelecer as minhas rotinas e estou a aperceber-me que realmente ganho tempo. E é tão bom ver as coisinhas sempre no sitio e arrumadinhas. 🙂

    Beijinho.

    Gostar

  3. Pois o primeiro comentário não entrou……
    Dizia eu que isso é uma afronta..
    Eu acordo +- ás 6.30 da manhã visto-me logo e depois levo quase uma hora a mandar a Aprendiz para se despachar…tomar o pequeno almoço e sairmos. apanhamos o autocarro ás 7.30. e chego a casa por volta das 20.00.
    E depois há meninas assim que dormem até ás tantas….. tá mal , muito mal .. 🙂
    jocas vamos ver se este entra..

    Gostar

  4. Pinta, pois eu já disse e volto a dizer, tenho sorte de morar bem perto do trabalho, assim não me preciso de levantar horas antes.

    Paula, haja alguém que se inspira com o meu blog, 🙂 Força nisso da organização. 😛

    Beijinho.

    Gostar

Deixe uma Resposta

