HortaNaVaranda

Orquídea

No dia da mulher o A. apareceu cá em casa com um vasinho com uma orquídea de flores pequeninas amarelinhas muito bonita.

Eu fiquei toda contente, adorei a florzinha mas fiquei logo de pé atrás, mordi o lábio e pensei “não posso matar esta beleza”, é que o meu historial com orquídeas não é muito bom, a minha mãe costumava comprar estas plantinhas lá para casa e elas acabavam sempre por morrer, não havia nada que fizéssemos que resultasse, até que acabámos por desistir e nunca mais as comprámos.
Agora o A. ofereceu-me esta e eu não queria nada que ela morre-se, coloquei-a num sítio onde apanhe luz mas não sol diretamente (como li algures), e só a reguei duas vezes esta semana (também li que não precisam de muita água e não a queria matar afogada).
O que é certo é que estou sempre de olho nela para ver se não a mato e só passou uma semana e ela já está a ficar com a ponta das folhas amarelas. Lá estou eu a fazer alguma coisa mal. Mas o quê???
Não percebo, por mais que tente sou horrível a tratar destas plantinhas lindas, mas não sei o que estou a fazer mal. L
Querida Guidinha preciso muito da tua ajuda, já que és especialista em matéria de orquídeas…
Te
Anúncios

9 thoughts on “Orquídea

  1. Se a regaste duas vezes esta semana, penso que já é demais…

    Eu tenho uma orquídea igualzinha a essa. Costumo fazer da seguinte maneira: tomo-lhe o peso (do vaso de plástico, e vejo se está leve. Se estiver, rego-a, e escorro-a bem. As raízes absorvem a água e o vaso fica mais pesado.
    Mas nem a rego uma vez por semana agora no Inverno! Em média, julgo que passam quase 15 dias, mas lá está, tento ver quando é que ela já está a precisar, tomando-lhe o peso 😉

    Espero ter ajudado 😉

    Beijinhos

    Gostar

  2. Miss Desastre, mas eu espero conseguir fazer esta sobreviver.

    Carla, pois secalhar é mesmo água a mais, mas teve calor e eu via o vaso tão sequinho que tive medo que morre-se sem água, secalhar já fiz asneira. 😦 Obrigado na mesma, vou ver se não a rego durante uns dias e se melhora.

    Beijinhos.

    Gostar

  3. Aqui em casa também morrem todas, ainda não percebi o que faço mal também… Só tenho ali uma que ofereci à minha avó em Junho do ano passado e ela ainda está ali para as curvas mas está em terra e é das exóticas… Daí durar tanto… Acho eu =P

    Gostar

  4. Acho que o sol e as orquideas isso tem um pouco a ver com as especies.

    A minha sogra tem 4 vasos (da mesma especie) na rua, apanham o sol da manhã. E de verão aqui isto não é nada fresquinho, chega aos 40 graus.

    A minha mãe tb tem 2 ou 3 especies na rua e apanham o sol da tarde.

    Espero que encontres alguém que te saiba ajudar, de orquideas não percebo nada!
    Dizem que para florir têm de ter as raizes apertadas e que a canela ajuda 😉

    Gostar

  5. Querida Tezinha, aqui estou eu 🙂
    Fica aqui o meu conselho não de especialista (que não sou), mas de uma apaixonada por estas flores.
    Escreves no teu post que já regaste 2 vezes esta semana, não é? Já foi demais. Como tem estado calor e este Inverno esteve super atípico mais pareceu Primavera, deverias ter regado apenas 1 vez. Se fosse como o do ano passado em que choveu a potes durante meses sem fim ela aguentaria bem com uma rega de 2 em 2 semanas, pois havia muita humidade no ar. No entanto uma forma de te guiares, que é como eu faço, é veres o vaso que costuma ser transparente e aí consegues ver se está seca ou se notas alguma saturação de água… se tiver, mesmo que tenha passado 1 semana não regas, esperas que esteja totalmente seca.
    Esse tipo de orquideas são mais sensíveis que aquelas mais comuns. Para principiante aconselhava 1º umas das outras. Mas realmente a tua é linda.
    Outra coisa, põe um pouquinho de canela em pó no vaso… elas adoram. E se comprares aquelas vitaminas liquidas não ponhas enquanto está no processo de floração.
    Qualquer coisa “apita” que eu tento ajudar como sei.
    Beijinho 🙂

    Gostar

  6. eutambemtenhoumblog, pois eu também não sei mas vou aprender. 🙂

    Gaspas, pois também não faço ideia em relação ao sol só fiz o que li algures pela internet, vamos lá ver se corre bem.

    Farruskinha, eu vou tentar manter esta viva. Já lá vou ver o selinho.

    Guidinha, ainda bem que apareces-te para salvares a minha plantinha, não volto adar-lhe água tão cedo. 🙂 E vou sem duvida pôr canela para ver se ela gosta. Prometo que vou dando novidades desta menina.

    Obrigado a todas pelos conselhos, vou tentar manter esta menina vivinha e de boa saude. 🙂

    Beijinhos.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s