Organização

Segunda-feira: Tratar da Roupa

A rotina semanal que fiz a semana passada correu muito bem.
Não foi assim tão difícil fazer uma tarefa diferente cada dia, por isso esta semana vou repetir e daqui para  a frente, passar a fazê-lo todas as semanas.
Hoje, segunda-feira é o dia de tratar da roupa.
Para mim este é o dia de fazer a tarefa mais chata relacionada com a roupa: passar a ferro.
Claro que cuidar da roupa de uma casa não inclui apenas passar a ferro mas as outras etapas eu vou fazendo no dia-a-dia (era impensável fazer tudo num dia), passar a ferro é daquelas coisas que temos mesmo de tirar um tempo para fazer, sendo assim escolhi a segunda-feira para me ocupar disso, assim fico o resto da semana com roupa prontinha a usar.
Então para as diferentes etapas de tratar da roupa (separar, lavar, secar, passar, arrumar) não tenho uma regra específica.
Faço mais ou menos 3 máquinas por semana. Quando o cesto da roupa suja está cheio (não há um dia certo para que isso aconteça :-P) separo a roupa escura da clara e ponho a máquina a lavar, isto não demora tempo nenhum e pode ser feito a qualquer minuto, é rápido.
Normalmente faço isto à noite e programo a máquina para acabar às 8h da manhã, assim aproveito o bi-horário e de manhã estendo logo a roupa para não ficar enrolada e muito amarrotada.
Deixo todo o dia a roupa estendida pois não estou em casa para a apanhar assim que seca e à noite normalmente é o A. que a apanha pois chega a casa primeiro que eu e também não demora nada apanhar a roupa.
Uma coisa que acho muito importante fazer assim que apanho a roupa é uma divisão, separo o que vou passar a ferro do que vou dobrar e arrumar logo nas gavetas (recuso-me a passar coisas como, roupa interior, lençóis, pijamas, toalhas de banho e panos de cozinha), esta parte demora um bocadinho mais mas normalmente eu e o A. juntos até o fazemos rápido e ao retirar e arrumar todas estas peças o monte para passar a ferro diminui drasticamente. 😀
Ao fazer tudo isto, estou a adiantar muito a segunda-feira pois só tenho mesmo de passar a ferro.
Este dia serve também para fazer pequenos arranjos que forem aparecendo durante a semana, como por exemplo, bainhas ou remendos.
E vocês têm algumas regras ou truques para tornar a rotina da roupa mais fácil?
Te
5 thoughts on “Segunda-feira: Tratar da Roupa

  1. Dica que aprendi com uma empregada que tive:
    Assim que tirar a roupa da maquina, dobre-a direitinha, alisando-a um pouco com as mãos. deixe repousar 20 a 30 minutos (às vezes de um dia para o outro) e só depois ponha a secar.
    Vai ver que compensa e que deixa de passar todas as roupas de casa (lençóis e toalhas de banho) e muitas das roupas de vestir (calças de ganga, por exemplo).
    Desejo tudo de bom 😉

    Gostar

Deixe uma Resposta

