DIY

Máquina de Costura

Já tinha dito por aqui que ao passear por certos blogs e ver as coisas fantásticas que se faz a costurar fiquei cheia de vontade de também tentar e de aprender.
Nunca costurei, o máximo que fiz quando era mais nova foi ponto de cruz, a minha mãe fazia grandes quadros e eu ficava tão entusiasmada que também queria fazer e acabei por aprender.
Tirando o ponto de cruz não sabia fazer mais nada, mas queria muito fazer qualquer coisa. Estava sempre a falar ao A. de projetos giros que ia vendo pela net e de como seria bom ter uma máquina de costura para também experimentar.
Depois de muitas (in)diretas da minha parte o A. acabou por me oferecer uma máquina de costura no Natal e desde essa altura que está ali guardada e sossegada sem ninguém lhe tocar.
No início li o manual de instruções todo, estava entusiasmada, mas como não tinha linhas nem tecido para coser o meu entusiasmo acabou por ficar por ai. Além disso ler o manual não me ajudou muito, não percebi nada na mesma.
Entretanto comprei montes de linhas de todas as cores e mais algumas com o objetivo de começar a coser, o que é certo é que a máquina continuou parada, ainda não tinha todo o material necessário para começar.
Passado mais uns tempos (agora recentemente) comprei um estojo de costura com tesoura, alfinetes, agulhas, giz, fita métrica, dedais, etc, etc, etc.
Agora sim já tinha tudo o necessário para começar a utilizar a máquina. O que é certo é que ela continuou parada. :-S
O A. rompeu umas calças de fato de treino e farto da máquina estar ali a apodrecer desde o Natal começou a insistir comigo que eu tinha de coser as calças dele, que tinha a máquina para alguma coisa por isso tinha de lhe arranjar as calças.
Eu estava um bocadinho apreensiva, queria usar a máquina mas não queria estragar-lhe as calças, lá me enchi de coragem, montei a máquina toda e comecei do zero, ou seja, a ler o livro de instruções outra vez, mas desta vez ia lendo e ao mesmo tempo ia fazendo o que lia na máquina. Lá consegui pôr tudo a trabalhar e comecei o meu trabalho.
A uma certa altura, quando as calças já estavam praticamente prontas e eu estava toda orgulhosa de mim a máquina deixa de funcionar, a agulha não sobe nem desce, o tecido das calças está preso e as linhas também, nenhum botão funcionava e eu pensei: “pronto lá se foi a minha máquina, como é que é possível Te Maria teres estragado a máquina da primeira vez que a usas”.
Fiquei irritada e virei-me novamente para o livro de instruções, há um capitulo que diz “Pequenos problemas que você pode resolver” fui ler e lá encontrei a secção de máquina bloqueada e o que é que dizia??? Dizia que o problema era a linha estar presa na parte de baixo.
Boa, pensei, já sei qual é o problema, e agora como o resolvo? Pois… o livro de instruções disse-me qual era o problema mas não como resolvê-lo por isso comecei sozinha a desmanchar as pecinhas da máquina e finalmente encontrei o fio que estava preso entre duas peças, puxei e puxei mas o fio não se soltava, chamei o A., puxou e puxou e nada de conseguir tirar a linha.
Fui buscar uma pinça pois os nossos dedos escorregavam, com a pinça lá conseguimos puxar o fio que se soltou, mas atrás dele vieram montes de peças, olhámos bem para o que tinha acabado de acontecer e apercebemo-nos que somos uns totós pois as duas peças em que o fio tava preso davam para sair facilmente e o fio tinha-se soltado logo e não era preciso força nem pinças nem coisa nenhuma.
Voltei a colocar tudo no sitio, acabei as calças a rezar para que não acontece-se mais nada e pronto umas calças prontinhas para o A. voltar a usar. E não é que até fiz um bom trabalho??? Ficaram mesmo bem. Tenho pena de não ter tirado fotos para vos mostrar como um pequeniníssimo trabalho me encheu de orgulho. 🙂 Sou mesmo tonta.
E assim me estreei na máquina de costura, a próxima coisa a fazer é as bainhas dos cortinados. Desejem-me sorte. 😛
Te
7 thoughts on “Máquina de Costura

  1. Li seu testemunho e quase me identifico com ele:) o quase, está na parte que ainda ninguem rompeu as calças e me “encostou” à parede:) também estou a tentar ligar a maquina por , tentativa-erro!! às vezes desmotiva, pois perdemos imenso tempo com uma coisinha simples mas agarro-me ao desejo de querer criar algo meu e lá se vai tentando mais um bocadinho. Resta-me desejar boa sorte :))

    Gostar

  2. Boa sorte para si também. Espero que por agora já tenha conseguido fazer alguns trabalhos. Eu posso dizer que com a prática se torna mais fácil. 🙂

    Gostar

Deixe uma Resposta

