HortaNaVaranda

Assassina de Orquídeas

Lembram-se deste post?? Lembram-se de como tive medo de matar a orquídea?
Pois, continuo sem saber o que se passa mas a flor acabou mesmo por morrer, esta e outra que entretanto a minha sogra me deu. Acabei por ficar com vasos cheios de folhas e paus secos em ambas as orquídeas.

Pedi para que mais ninguém me oferecesse estas flores e decidi eu mesma não tentar novamente, não quero matar mais nenhuma e é óbvio que estou a fazer alguma coisa errada.
Apesar de secas, vá se lá saber porquê, não as deitei fora. Levei-as para a varanda e apesar de não ter esperança nenhuma nelas uma vez por outra borrifava ambos os vasos com água (não regava a planta apenas borrifava a terra), e às vezes até pensava: “Só mesmo tu para regares plantas mortas” mas nunca deixei de o fazer.
Passadas 4 semanas de as ter posto na rua e ter começado a borrifa-las em vez de regar, como fazia antes, apareceram estas duas folhinhas pequeninas num dos vasos.
2 semanas depois de ter reparado nisto (hoje) aparece uma nova folhinha no outro vaso.
E as folhinhas pequeninas do primeiro vaso estão assim:
Será que as minhas orquídeas estão a renascer ou foi apenas uma erva daninha que foi ali parar?? Tenho de esperar para ver. 🙂
Te
Anúncios

22 thoughts on “Assassina de Orquídeas

  1. Não sei dizer-te o que se passou mas eu sou terrível para matar as plantas. Fico mesmo aborrecida porque flores não ligo muito mas ADORO plantas verdes. Já descobri um pormenor com os meus erros…regar demais. Pois essa atitude de borrifar em vez de regar é melhor para quem não tem sorte nem jeito como eu.
    Geralmente quando levam água a mais as folhas começam a ficar amarelas e acabam por morrer.
    Talvez tivesse sido isso.
    Beijo e boa sorte.

    Gostar

  2. Pois eu também comecei por regar muito e disseram-me que as orquideas não gostam de muita água, a partir dai passei a regar só uma vez por semana e depois de secas só borrifo mesmo uns salpicos. Não sei o que fiz mas elas não duraram muito tempo. :-S

    Gostar

  3. Olá Te!!!

    é mesmo uma erva daninha!!!!
    não desistas já das orquídeas!! De facto elas precisam de pouca água e vaso apertadinho. Por vezes rego as minhas de 2 em 2 semanas. Já tenho algumas há 10 anos!!!!
    Mesmo que as assassines, pelo menos, com as tentativas sempre te podemos catalogar como uma serial killer!! É outra história!!!! 🙂

    Gostar

  4. Olá. Li todos os comentários e percebi que as assassinas na verdade são só impacientes :). As plantas são assim mesmo, as flores morrem e na maioria das vezes demora de 1 a dois anos para florescerem de novo. Vi na primeira foto que sua orquídea está com uma folha bem verdinha e a haste seca. Tá tudo normal. É só tirar a haste morta, molhar o vaso uma vez por semana e esperar. As vezes demora até três anos… mas vale a pena.

    Gostar

  5. Olá,
    É de certeza uma erva daninha. Quanto à orquídea, se a haste está seca podes cortá-la quase totalmente, continua a regar muito moderadamente (só borrifar poderá ser pouco, acho eu) e mantêm-na com claridade, mas sem sol directo. Pode demorar, e em geral demora sempre muito tempo, mas pelas fotos pacredito que voltará a florir. Não desistas!

    Gostar

  6. lol, acho que un destes dias tens ai o CSI..
    Deixa não és a unica, eu nem sei cuidar de orquideas, tenho uma a “fingir” que me deu a minha mãe há um montão de anos. Pelo menos assim está sempre linda 🙂
    Beijocas

    Gostar

  7. A mim parecem-me ervas daninha, mas não confirmo! Eu tenho uma que pertencia à minha mãe e já tem alguns anos. Tenho-a no parapeito da janela ao sol. Recebe sol directo durante o dia e só a rego aos Domingos e tem estado sempre bem. Será que a tua não estava ao sol?
    Bom fim de semana!

    Gostar

  8. Não percebo nada de orquídeas, mas, de facto, parece uma erva daninha. No entanto, não impede que renasça, penso eu. Pelo menos, tive muita sorte, com um bambo, com apenas uma folha, mergulhei na água e criou raízes, fiquei hiper feliz!

    Beijinho e bom fim-de-semana 🙂

    Gostar

  9. A mim também me parece mais uma erva mas espera para ver. As orquídeas são plantas extremamente sensíveis, é preciso muito cuidado com elas. Também sou uma assassina de orquídeas, já a minha mãe tem algumas à muitos anos e permanecem sempre lindas e bem cuidadas. O truque? Não faço ideia…

    Gostar

  10. Ao inicio estava ao sol depois mudei-a de sítio porque disseram-me que elas nã podiam estar ao sol directamente mas tinham de apanhar luz na mesma. Juro que não sei o que fazer mais.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s