Organização

Dia 2 – Horário Semanal

O primeiro desafio que a Rita nos propõe é apontar o que fazemos durante uma semana para perceber no que gastamos o nosso tempo e se for o caso deixar de lado o que não nos interessa e que nos ocupa tempo precioso sem contribuir em nada para a nossa felicidade.

 
No trabalho não há grande hipótese de distracção, faço atendimento ao publico e é raro o momento em que não tenho um paciente à frente para atender e quando não tenho há sempre algum recado por resolver ou algum trabalho administrativo que é necessário ser feito. Faço uma hora de almoço, onde aproveito para pôr a conversa em dia e faço uma pausa de manhã, outra à tarde mas não pode ser muito longa pois se for a minha colega tem de ficar sozinha e forma-se uma grande fila de gente.

 
Já em casa sei que passo muito tempo a ver televisão e na internet, acho que são as principais distracções da população em geral e eu não fujo à regra. :-S

 
Apesar de já ter uma noção onde gasto o tempo vou tentar fazer este exercício para saber se realmente estou correcta ou não.


Para já vou tentar fazer o meu horário semanal seguindo os passos da Rita mas parece-me difícil visto eu não ter um horário de trabalho certo (trabalho por turnos).


1. Definir os vários papeis que represento:


Mulher
Profissional
Dona de casa
Desportista


Enquanto mulher quero cuidar de mim e quero passar mais tempo de qualidade com o A. e fazer programas interessantes. 


Como profissional acho que faço o melhor que posso mas sei que há sempre maneiras de melhorarmos, no meu caso quero melhorar a minha capacidade de lidar com as reclamações que felizmente não são muitas.


Como dona de casa a prioridade é organizar-me melhor, se for mais organizada sei que deixo de ter tanto trabalho acumulado para fazer todo de uma vez.


O principal objectivo de ser desportista não é emagrecer mas sim não viver sedentáriamente, quero fazer exercicio para me manter activa e saudavel.


2. Definir actividades de modo a alcançar os meus objectivos:


– Tirar à volta de duas horas por semana para cuidar de mim (arranjar cabelo,  fazer uma mascara facial, fazer a depilação, etc) tudo em casa claro que isto são tudo coisas que se pode fazer em casa por metade do preço.
– Pesquisar programas e actividades interessantes para fazer com o A. e arranjar tempo para as realizar.
– Perceber quais as reclamações mais recorrentes e antecipar algumas respostas e resoluções sem ter de recorrer à minha superior.
– Planear a vida da casa semanalmente e cumprir as rotinas sem desculpas.
– Ir 3 vezes ao ginásio sem inventar desculpas para faltar.


3. Separar actividades entre negociáveis ou não negociáveis e definir o horário para cada uma delas.


Hummmm, não me parece que tenha muita coisa a negociar aqui, tudo o que falei quero mesmo fazer, o que é possível negociar são os hobbies e as actividades que gosto de fazer, que se não for hoje é amanhã e não há problema nenhum nisso.


Quanto ao horário das diferentes actividades depende sempre do horário que estou a fazer no trabalho. Por exemplo quando faço o horário da manhã tenho de ir ao ginásio à noite e vice-versa, se faço o horário da noite tenho de ir ao ginásio de manhã (esta é a parte difícil).
 

4. Preencher um horário semanal com todas as actividades:

 
Esta parte nunca é muito certa, devido ao problema do trabalho não ser fixo, sendo assim o meu horário varia muito de semana para semana.

 
É mais fácil fazer uma lista das actividades a realizar e depois dispo-las consoante o tempo que tenho em cada dia. São elas:


Rotina da manhã
Trabalho
Rotina da Noite
Ginásio (3 vezes por semana)
Passar tempo com o A. 
Escrever no blog
Hobbies (ler, crafts, jardinagem, costura, internet)
 

Com esta lista basta-me olhar para o calendário e dispor consoante o tempo que me vai sobrando.

Te
5 thoughts on “Dia 2 – Horário Semanal

  1. Aqui em casa passo o tempo nas arrumações e aqui mo quarto verde de volta das minhas tralhas, estar parada não é para mim.
    Ir ao ginásio, está mesmo fora de questão, não é coisa que faça, já andar a pé, isso sim gosto.
    jocas

    Gostar

  2. Eu já tenho um esquema, mas é no sentido das tarefas de casa, que é o esquema diário, a completar a rotina matinal e nocturna (já falei nisso aqui: http://diario-de-uma-familia.blogspot.pt/2012/03/gestao-de-tarefas-de-casa.html )
    Mas basicamente acaba por girar “Só” à volta de casa. Não tenho esquema para tratar de mim, nem para passar tempo com a E. e o marido, nem nada que se pareça. Sempre achei que era demasiado espontânea para isso!

    Mas a verdade é que o tempo passa, acumulam-se tarefas, e depois de um dia de trabalho já ficamos satisfeitas por ter cumprido tudo no trabalho, e em casa. Mas ao fazer um esquema desses, acredito que consiga mais tempo de qualidade com os meus! 😉

    Gostar

  3. Pelo menos dedicas-te ao que gostas e isso já é meio caminho andado para seres uma pessoa feliz. Eu estou a tentar organizar o tempo para depois me puder dedicar à vontade ao que gosto. 🙂

    Gostar

Deixe uma Resposta

