Organização

Dia 6 – Limpezas

O A. diz que eu tenho a mania das limpezas. E eu admito, tenho um bocadinho… 😛

Se viram as minhas rotinas diárias, estas já tem algumas limpezas que são para mim indispensáveis fazer durante o dia, como limpar e arrumar a cozinha, limpar as loiças do wc e limpar o chão destas duas divisões, fazer a cama, etc, etc, etc.

Além destas pequenas tarefas diárias, faço claro limpezas maiores num dia da semana, penso como a Rita e também não tenho vontade de limpar todos os dias, faço tudo num dia especifico (sexta-feira)

Tenho uma lista de limpezas semanais pré-feita onde defini o que limpar em cada divisão. 

Limpezas Semanais
  • Sacudir tapetes
  • Limpar os espelhos
  • Mudar lençóis e toalhas.
  • Limpar o pó
  • Limpar pequenos electrodomésticos por dentro (ex. microndas) 
  • Lavar balde do lixo da cozinha e do WC
  • Lavar loiças do WC
  • Limpar o chão

Além disso  dividi a casa em zonas e todas as sextas-feiras escolho uma zona e além da limpeza semanal, nessa zona faço uma limpeza mais funda, chamada a limpeza mensal. Onde há outros tipos de tarefas a serem feitas com menos regularidade. Se não conseguir fazer tudo à sexta-feira por qualquer motivo, tenho sempre o sábado para acabar.

Zonas
Zona 1: Entrada e Sala
  • Primeira sexta-feira do mês.
Zona 2: Cozinha e Varanda
  • Segunda sexta-feira do mês.
Zona 3: WC e Escritório
  • Terceira sexta-feira do mês.
Zona 4: Quarto
  • Quarta sexta-feira do mês.

Limpezas Mensais
Além de todas as tarefas semanais faz-se em todas as zonas:

  • Tirar teias de aranha
  • Limpar candeeiros
  • Limpar portas e janelas
  • Limpar dedadas das paredes e interruptores
  • Limpar as plantas
  • Aspirar cortinados e tapetes
  • Limpar rodapés
Depois há tarefas especificas para certas divisões:
Varanda
  • Deitar fora plantas mortas
  • Limpar corrimões
Cozinha
  • Limpar microndas, máquina da loiça, fogão, forno, frigorifico e exaustor por dentro e por fora.
Escritório
  • Arrumar secretária
  • Deitar fora canetas que não escrevem
  • Afiar os lápis
  • Por papel na impressora
  • Colocar papéis soltos no arquivo de pendentes
Finalmente também tenho uma lista de Limpezas Sazonais, que nunca pus em prática em nenhuma das minhas casas pois não passei tempo suficiente em cada uma delas para isso (se estão recordados fiz 3 mudanças em menos de um ano), esta lista são aquelas tarefas que se tem de fazer só de vez enquando e escolhi fazê-las na mudança das estações, do Verão para o Outono e do Inverno para a Primavera, pois são as alturas em que se vai remexer em roupas e etc.

Limpezas Sazonais
  • Lavar tapetes, cortinados, capas de sofás, almofadas, edredões, cobertores.
  • Lavar paredes e tetos
  • Lavar filtros e parte de trás dos electrodomésticos
  • Remover manchas das torneiras e loiças do WC
  • Fazer reparações
  • Arrumar e limpar interior de gavetas e armários.

Será que me esqueci de alguma coisa?? Acho que não…

Bem estas listas não são seguidas à risca, não ando com a listinha atrás a ver o próximo passo, simplesmente vou limpando sem ordem especifica de tarefas, isto só serve mesmo para ter uma noção do que há a fazer em cada divisão. 😀

E agora que estou a olhar para tudo o que escrevi parece muito e que dá uma grande trabalheira mas na prática não é bem assim, demoro mais ou menos 2 horas a fazer a limpeza semanal da casa toda e quando o A. está em casa é muito mais rápido.
 
Te
Deixe uma Resposta

