Organização

Dia 7 – Orçamento

Nunca fiz um orçamento mensal mas acho realmente que é uma grande ajuda para tentar perceber para onde vai o nosso dinheiro afinal de contas.

Fiz um orçamento bastante simples no exel, para ser fácil de usar.

Criei a tabela de entrada onde tenho duas categorias, Te e A.:

 

Categoria Planeado Real Diferença
Te


A.


Total


 

Depois criei a tabela das despesas:

 

Categoria Planeado Real Diferença
Renda Casa


Supermercado


Água


Luz


Gás


Carro


Transportes


Ginásio


Internet





Total



 

Em ambas as tabelas, tenho a coluna do planeado, ou seja, o que está planeado receber e gastar em cada uma das categorias, e a coluna do real, o que realmente recebemos e gastamos, por fim a coluna da diferença entre o planeado e o real que me permite saber, principalmente na tabela das despesas, se estou a gastar mais do que devo em cada uma das categorias.

 

Por fim, fiz uma tabela resumo, onde na linha da diferença entre o que entra e as despesas, vejo o que poupei no fim do mês. 

 

Total Entra
 
                           
Total despesas
Diferença

E com estas 3 tabelas simples criei o meu primeiro orçamento mensal, agora depois disto criado, é muito fácil usar pois o exel faz as contas todas sozinhas. Praticamente só tenho de inserir os valores na tabela do real e analisar para perceber onde estou a gastar e o que pode ser cortado.

 

Como já vamos a meio do mês e já não sei onde gastei parte do dinheiro, será em Outubro que isto dos orçamentos começa a sério, vamos ver se resulta.

 

E vocês, já fazem orçamentos? Querem experimentar?
Te
7 thoughts on “Dia 7 – Orçamento

  1. Infelizmente já desisti de fazer orçamentos mensais, no inicio do mês é logo tanta coisa a sair que só posso mesmo controlar o pouco que fica. Como o que sai é certo e já não é meu eu nem penso mais nele, assim só tenho mesmo de controlar (leia-se impedir-me de gastar) o que fica.
    Bjs

    Gostar

Deixe uma Resposta

