Alimentação

Pequenos passos para uma alimentação saudável

Imagem retirada da net.
Quero muito fazer uma alimentação saudável e equilibrada como a maioria das pessoas quer, e principalmente quero cozinhar tudo em casa, mas às horas a que chego a casa e com o cansaço que venho normalmente o que se passa cá em casa é o “faz praí qualquer coisa” e normalmente a “qualquer coisa” é rápida mas pouco saudavel. :-S


Quero alterar isso, sei que vai ser difícil mas quero fazer um esforço para alterar esta situação, quero fazer uma alimentação saudável e gosto muito de cozinhar logo quero passar a fazê-lo mais vezes.

Vou tentar levar as coisas devagarinho, e vou tentar substituir as coisas menos saudáveis por outras melhores, mas vou continuar a comer de tudo simplesmente com moderação. Por exemplo, vou tentar substituir as carnes vermelhas por carnes brancas, os doces por gelatina, os petiscos pelos frutos secos, os refrigerantes por sumos naturais, etc, mas isto não quer dizer que de vez em quando não beba ou coma qualquer coisa menos saudável.

Os primeiros passos que vou dar para já vão ser:

1. Reduzir a comida que vai para o prato, quantas vezes não acabamos de comer e nos sentimos cheios e barrigudos? Isso é porque comemos de mais, quando comemos a quantidade certa sentimo-nos bem e não a abarrotar e a precisar desapertar o botão das calças. 🙂

Vou reduzir no que vai para o prato pois depois do prato feito ficamos com remorsos por ir alguma coisa para o lixo e comemos sempre mais um bocadinho para não deitar fora. 

2. Vou comer devagar e com calma, ouvi algures que o nosso cérebro leva 20 min. a perceber que estamos cheios, ora se eu ao fim de dez minutos já acabei o prato mas o meu cerebro ainda não sabe que eu já estou satisfeita, vou ali tirar mais um bocadinho porque ainda tenho fome, mas se comer com calma e devagar estou a dar tempo ao meu cerebro de assimilar que me estou a alimentar e vou ficar satisfeita sem comer a segunda dose.  

3. A reduzir de imediato é o chamado fast food, ou seja, hamburguers, cachorros, baguetes, fritos, refrigerantes que eu tanto gosto, têm de acabar, nem é pelas calorias que têm mas sim pelo mal que fazem.

Como vêm vou começar com pequenos passos, estas são as minhas 3 primeiras regras simples e fáceis de concretizar, se me adaptar facilmente a elas começo a pensar no segundo passo do meu plano para ter uma alimentação saudável.

E vocês também tentam alimentar-se bem e criar hábitos saudáveis na cozinha? Querem acrescentar alguma dica assim ligeira para fazer numa fase inicial?

Te
16 thoughts on “Pequenos passos para uma alimentação saudável

  1. Deixo aqui a minha FORÇA pois este é um assunto que me é caro. Normalmente as minhas colegas acham (erradamente) que eu tenho um metabolismo espectacular e que por isso segundo elas eu não engordo…NADA DISSO. O meu metabolismo é absolutamente lento e se eu fizesse uma má alimentação estaria somente “quadrada”.
    Não faço dietas nenhumas. Como de tudo (aliás já referi isso no meu blog)mas claro…sem excessos. Basiccamente como para viver…não vivo para comer (embora seja apreciadora de boa comidinha, claro).

    A dica essencial que posso deixar é esta: a melhor forma de não comermos “porcarias” é não as levarmos para dentro de casa. Simples.
    E depois…

    1)Muita frutinha, muitos legumes, peixinho…

    2)Começar as refeições com sopa ou salada [fazer mais quantidade e guardar em doses para ajudar nos dias de maior cansaço]…

    3)Usar pratos pequenos…

    4)Comer devagar. A mensagem de saciedade demora cerca de 20 minutos a ser transmitida

    5)Comer sem distracções (da tv, por exemplo). Acabamos sempre por comer quase de forma mecânica e…exageramos.

    6)EVITAR SITUAÇÕES LIMITE DE FOME (IMPORTANTÉRRIMO). Uma maçazinha, uma bolachita (uma…não é um pacote)ajudam.

    7)Águinha…pelo menos 1,50 L por dia. Garrafinha por perto dá jeito.

    8)Cozinhar com azeite (eu SÓ uso azeite. Aboli todas as outras gorduras). Ainda assim…em pouca quantidade.

    E há mtas outras dicas mas…por agora ficam estas e repito…SOU ABSOLUTAMENTE SOLIDÁRIA.A nossa saúde agradece !

    Beijinho e FORÇA!

    Gostar

  2. Olá!
    Eu estou a começar devagarinho a mudar de hábitos, porque dieta não levo nenhuma por muito tempo e preciso mesmo de emagrecer.
    Se ao f.semana ou num serão que tenhas mais tempo cortares legumes para sopa e salada, que dê para uns dias, e fizeres uma lista de refeições para a semana toda poupas tempo e de certeza vais comer melhor.

    Beijos/ A Mãe

    Gostar

  3. Que belas dicas, basicamente são aquelas que já ouvimos imensas vezes mas são as mais preciosas. Vou começar devagarinho e vou avançando e adicionando novas regras.

    Obrigado pelas dicas. 🙂

    Gostar

  4. Sim, essas também são dicas muito uteis. O meu problema com os menus semanais é que até os faço mas depois não os meto em prática. Mas isso vai acabar, estou mesmo decidida a mudar isso.

    Gostar

  5. Deixo aqui o meu apoio incondicional a esse teu desafio por uma alimentação mais saudável.
    Não devemos levar a coisa ao extremo e ao fanatismo, por isso de vez em quando também peco, mas tento comer sempre de forma saudável.
    Nunca compro fast food cá para casa. Tudo quanto seja comida pré-congelada para mim é fast food.
    Não compro guloseimas porque sei que são uma tentação. Portanto, não as tendo que remédio tenho eu senão virar-me para coisas saudáveis, como fruta, iogurtes, pão, etc…
    Bebemos quase sempre água às refeições ou então sumos naturais feitos em casa. De vez em quando lá compro uma coca cola.
    Não faço fritos.
    Não utilizo natas na comida, prefiro sempre outras opções mais saudáveis.
    E comemos muita sopinha 🙂
    Beijinhos e boa sorte nessa tua demanda!***

    Gostar

  6. Claro que não vou levar nada ao extremo, quero continuar a comer de tudo um pouco mas quero reduzir significativamente no que me faz mal.

    Muito do que falas-te no comentário eu também faço, nada de goluseimas (não sou grande fã de doces), nada de fritos, muita sopa… Só há uma coisa que eu não resisto e me custa MUITO deixar, ADORO coca-cola, sei que faz um mal horrivel mas gosto mesmo daquilo… :-S

    Beijinho.

    Gostar

  7. Aproveito para recordar estes pormenores:

    1- Só tem calorias vazias (engorda e não tem nurientes)
    2- É óptima para lavar louças sanitárias (imagina o que te faz ao estomago).

    Não te quero assustar, mas…ajudar a ganhar força. Não que tenhas que deixar de beber. Se gostas mesmo não vamos fazer uma ditadura, credo. Mas bebe só de vez em quando. Pensa na tua saúde.
    Bejocas

    Gostar

Deixe uma Resposta

