HortaNaVaranda

Primeiras plantinhas

E para quem nunca mais começava finalmente aventurei-me no mundo das plantinhas. Comecei pelo mais simples, salsa e coentros.


 
E ainda a salsa e os coentros não estavam de fora atirei-me logo para os tomates e os morangos.

Duas semanas depois, já se via muito verdinho. Nem os coentros, nem a salsa se pareciam com coentros e salsa mas pelo menos algo estava a crescer.

 
Os tomates também cresciam a olhos vistos, já os morangos nada de aparecer. :-S

Passaram mais duas semanas, e a salsa e os coentros começaram a ter o aspeto desejado, assim meio espigadote e os tomates cada vez estão mais altos mas continua a não existir morangos. :-S

Agora estou com um problema, é que plantei as sementinhas todas num vaso, e se no caso da salsa e dos coentros acho que não faz diferença, já com os tomates não estou certa que seja o melhor. É que cada vez que vejo imagens, os tomateiros estão plantados um por um, cada um no seu vasinho, e os meus pezinhos estão todos juntos no mesmo vaso.
 
Acho que não fiz o mais correto, e agora o que é que faço? Deixo andar ao sabor da maré ou alguém tem uma dica para me dar?
 
Te
20 thoughts on “Primeiras plantinhas

  1. Parabéns pela tua nova hortinha 🙂
    Acho que não é exagero falar de horta porque a partir daqui e ganhando-lhe o gosto vais ter muitas outras espécies.
    Em relação à questão dos tomateiros, de facto convém não estarem pés juntos no mesmo vaso. Cada pé de tomateiro vai crescer muito. Sinceramente acho que vais ter de eliminar alguns deles ou dá-los e depois distribuir os que queres pelos vasos. De qualquer forma, acho que o tomateiro é uma planta sazonal e tenho ideia que quando entrarem os dias mais frios a planta não vai resistir. O meu já deu tomates ainda tem flor, mas já estou a aguardar pelo final dos seus dias. Cá em casa nunca semeei. Comprei sempre os pezinhos. No ano passado os dois pés que tinha morreram e este ano o único pé já deu vários tomatinhos 🙂
    Fiquei com curiosidade em relação às sementes de morangos. Chegaram a dar alguma coisa? É que eu tenho ideia que é muito difícil se conseguirem morangeiros a partir de sementes. Os que tenho foram já comprados em pezinhos e consegui outros através de guias (o morangueiro mãe dá uma estaca que produz morangeuros filhos).
    Beijinhos e boa sorte!

    Gostar

  2. oi, pois todos juntos não dá mt jeito pq eles precisam de espaço pra crescer.
    Agora o outro problema é a época do tomate já passou, não sei se irão dar tomatinhos, pq normalmente eles dão em julho/agosto e até setembro também pode dar.
    E os morangos não crescem porque não está na altura deles.

    Beijos

    Gostar

  3. Olá!
    Lamento não partilhar boas notícias, mas a sementeira de tomates é lá mais para o início da Primavera. É uma planta que gosta de muito sol, pouca humidade nas folhas, e calor (verão).
    Mas já que tem pouco a perder, pode sempre transplantar um a um (sim estão muito apertados), para vasos e fazer-lhe um abrigo ou leva-lo para o interior (se houver geadas por aí).
    A salsa e os coentros também me parecem que estão ligeiramente apertados, transplante metade, vai ver que ficarão mais vigorosos!
    Pode ser muito útil um almanaque ainda que empírico sempre pode dar uma ajudinha (Bord'água ou Seringador, por exemplo, custam +- 1,00 euro).
    Agora pode semear e ter sucesso com nabos, nabiças, couves, alfaces, ervilhas, favas, alhos, cebola, cenoura.
    O que é preciso é não desistir! As contas lá de casa vão agradecer!

    Gostar

  4. Pois é o quando fiz o pap foi a pensar que te tinha prometido o do mug-rug…
    quanto á salsa e coêntros podem ficar assim juntos, os tomates não, precisam de espaço para se desenvolverem podes sempre arranjar um vaso daqueles rectangulares que há para as varandas e despores (é assim que se diz) uns pés de tomateiro cm algum espaço entre eles, assim vão crescer e dar tomates, se ficarem todos juntos acabam por não se desenvolver… tens aó tomateiros que dava para despores numa corela de terra…lol.
    jocas

    Gostar

  5. Ohhh… Não os plantei para agora morrerem… E se os proteger do frio? Posso sempre pô-los dentro de casa e tentar que as gatas não os ataquem. 🙂 Gostava tanto de ver uns tomateiros crescer… Onde é que compras os pézinhos já plantados, vejo sempre á venda só sementinhas.

    Os morangos não querem nada comigo, ainda não apareceu nada 😦

    Gostar

  6. Pois, já estava á espera de más notícias em relação aos tomateiros. Vou ver se s separo, só tenho de descobrir como fazê-lo. 🙂 Obrigado pelas dicas, vou procurar esses almanaques.

    Gostar

  7. Lamento, mas acho que vai ser realmente dificil conseguires que os tomateiros resistam pois eles pedem muito sol. O vaso também tem que ter alguma profundidade, caso contrário atrofiam e morrem (foi o que me aconteceu com os 2 primeiros pezinhos que tive).
    Mas é a errar que se aprende e quantas vezes errei, erro e vou errar.
    Por acaso compro os meus pezinhos na Feira de Corroios, ao ultimo domingo de cada mês. Mas também já comprei em hortos (aquelas zonas que vendem plantas para jardinagem).

    Gostar

  8. Olá,

    Resolvi deixar-te aqui mais uma opininião porque são espécies que costumo ter.

    Quanto aos tomateiros, é conforme te disseram, precisam de espaço. Não que morram nesse vaso, mas não se vão desenvolver, terás é de tirá-los devagarinho e voltar a pôr na terra. As floreiras rectangulares são boas, mas é essencial que tenham furos para a água da rega sair. Não sei como reagem ao Inverno se estiverem numa varanda, é questão de tentares. Quanto aos morangos, não está na altura deles… talvez o vaso se aguente dentro de casa, num parapeito, onde apanhe muita luz.

    Não desanimes, porque é mesmo com as experiências que se aprende! As ervas aromáticas são óptimas para começar. Quanto ao resto, lá para Março/Abril é a altura certa para recomeçar.

    Boa sorte!

    Gostar

Deixe uma Resposta

