Organizar os Ficheiros

Depois de ter organizado as fotografias todas no computador dediquei-me a todos os outros ficheiros que por aqui tinha. Na verdade não estavam muito desorganizados, eu sempre fui uma pessoa mais ou menos organizada e que mantém as coisas em ordem, logo a tarefa foi mais fácil do que eu estava a contar inicialmente.

Não tinha ficheiros repetidos, não tinha coisas misturadas de temas diferentes nem tinha muitos ficheiros para apagar pois por norma o que já não preciso apago logo e fica resolvido.

O que fiz foi alterar a organização das coisas.

Criei 4 pastas: Blog, Trabalho, Universidade, Pessoal

Na pasta blog é onde guardo os templates do blog pois se algum dia acontecer alguma coisa posso sempre recuperar tudo. De tempos a tempos faço uma cópia, guardo e elimino a copia anterior.

Na pasta trabalho tenho a escala de folgas (cada vez que recebo uma nova elimino a anterior), tenho o CV, os recibos de vencimento e pouco mais que isso.

Na pasta Universidade tenho trabalhos realizados por mim nos 2 anos de mestrado devidamente organizados por disciplina. Todos os trabalhos da licenciatura estão guardados em cds (1 cd por ano (3 ao todo)) e quero fazer o mesmo com estes documentos do mestrado.

Na pasta pessoal é onde tenho mais “tralha”. Tenho 3 pastas dentro desta: Finanças, E-books e Documentos vários.

Na pasta finanças tenho IRS, recibos verdes, inicio de actividade, etc, etc, etc. Basicamente documentos relacionados com finanças, segurança social e centro de emprego. Já pensei seriamente em eliminar esta pasta pois actualmente tudo isto se encontra online no site das finanças e lá consigo ter acesso a todos estes documentos mas pelo sim pelo não por agora vou manter a pasta.

A pasta dos e-books dá claramente para perceber do que se trata. Estão divididos em “Lidos” (não consigo eliminar, posso sempre querer voltar a ler) e “Por ler”.


E por fim, na pasta documentos vários, tenho toda uma serie de documentos que se vai criando no word e exel sem destino certo como, uma lista de compras, o orçamento familiar, um calendário, as rotinas, etc, etc, etc.



No fim desta organização decidi que preciso, como já disse, de passar os trabalhos da universidade para 2 cds, para ficar com os 5 cds dos anos de estudo organizados e quero ainda passar as imensas fotos que tenho também para cds para ter a certeza que ficam seguras, pois tê-las só no computador não é muito bom, posso perdê-las.



E é assim que mantenho o meu computador organizado. 🙂
Te

3 Comments Add yours

  1. PINTA ROXA diz:

    Olha que menina tão organizada. eu tambem tenho tudo em pastas. montes delas com tutoriais que vou encontrando e que espero um dia fazer.
    ele é de bolos, de bonecos de pano, de tildas, de trabalhos em biscuit, etc etc etc.
    de vez em quando tambem dou uma limpeza mas nunca me tinha lembrado de guardar o Blog….
    Bom ano por ai.

    Gostar

  2. Te diz:

    Também tenho montes de tuturiais mas esses guardo-os no evernote. Sempre que apanho uma ideia nova copio logo para a pasta crafts do evernote. 🙂

    Gostar

  3. Ana diz:

    Fiquei inspirada, quem me dera ser organizada no pc como sou noutras coisas. É uma vergonha, tenho 3 e estão uma autêntica confusão, metem medo.
    Ando há meses a dizer, que todos os dias dedico 10 m. só para organizar o pc, antes de ligar a net, mas…

    Quanto aos CD's, já li algures que devem ser substituídos de dois em dois anos, para uma maior segurança, pois a partir de dois anos, por vezes perdem dados. Não sei se será mesmo assim, tenho com 4 e 5 anos e ainda têm conteúdo, mas acho que vou levar isso um pouco mais a sério, e no fim, dou os velhos às escolas que fazem sempre coisas giras com eles, assim a consciência ambiental não pesa tanto.

    Boa semana , Te 🙂
    Beijinhos

    Gostar

Deixe um comentário