Organização

Rotinas adaptadas…

Já recebi 3 e-mails de meninas a perguntar-me como é que consigo ter rotinas se o meu horário de trabalho não é certo. Eu trabalho por turnos e muitas vezes não é fácil conciliar tudo, quando comecei com estes horários tive de alterar as minhas rotinas, quando se encontra um sistema melhor e que se adapta melhor a nós há que usá-lo. Para melhor muda-se sempre. O que interessa é facilitar a nossa vida.
Nem sempre consigo fazer tudo o que tenho planeado mas vou tentando e heide chegar lá. Por exemplo, tenho um problema com os menus semanais: acho que é uma excelente ideia. Planeando os menus consegue-se planear as compras, poupar dinheiro e não ter o stress de estar a pensar no que fazer para o jantar. Além de que se forem planeadas as refeições tornam-se mais saudáveis. Pois isto é tudo muito bonito mas eu não acerto muito com estes menus. Ás vezes não os faço e outras vezes até me porto bem, faço os menus, vou ás compras mas depois não os cumpro. Vá-se lá entender.

Há algumas coisas que cumpro direitinho, como a rotina da Manhã e a da Noite, estas foram alteradas por causa dos turnos, ás vezes entro muito cedo e não tinha tempo de fazer tudo o que estava na rotina da manhã, ou então saio muito tarde e não me apetece chegar a casa e ainda ter montes de coisas para fazer. Isto porque nestas rotinas tinha incorporado algumas tarefas da casa, assim para facilitar tornei ambas as rotinas mais simples e criei a Rotina da Casa que é simplesmente uma lista de tarefas diárias que devem ser feitas para manter a casa em condições todos os dias, tenho de realizar estas tarefas mas não necessáriamente numa hora especifica como acontecia quando as tinha incorporadas na rotina da manha e da noite. São tarefas fáceis como lavar loiça, fazer a cama, etc.

Depois tenho a rotina Semanal que engloba uma tarefa chata para se fazer por dia. Esta rotina continua mais ou menos na mesma. Mas supondo que á quinta-feira, não consigo ir ás compras, não vou ficar chateada nem preocupada com isso. Não consigo ir num dia vou no dia a seguir. 

As rotinas servem para nos ajudar a manter as coisas organizadas mas não são uma prisão, se esta semana foi mais complicada paciência, para a semana já corre melhor. O que interessa é irmos fazendo um bocadinho todos os dias e estar sempre a melhorar.

Te

8 thoughts on “Rotinas adaptadas…

  1. Concordo plenamente. As rotinas não servem para nos aprisionar e tornar a nossa vida num inferno. Porque acredito que se não há mesmo vontade de fazer uma coisa ou não se tem tempo, mas está marcado que era para fazer x nesse dia, a coisa pode-se tornar complicada e azedar. Um esquema de rotinas deve servir sobretudo para nos orientar e organizar. E depois há rotinas e esquemas que funcionam muito bem com certas pessoas, mas não funcionam de todo com outras. Os menús semanais são um bom exemplo daquilo que não serve para mim. E sinceramente não me vou chatear, nem me obrigar a fazer uma coisa que não funciona na minha vida.
    Beijinhos

    Gostar

  2. Olá Te, sem dúvida que termos rotinas e objectivos simples para cumprir diariamente torna tudo muito mais simples, principalmente numa casa.
    Parabéns por teres passado a efectiva, nos dias de hoje, é uma sorte 🙂
    Beijinhos e bom fim-de-semana.

    Gostar

  3. Te, tinha tantas saudades tuas…onde andas?
    Eu tenho também as minhas rotinas e uma delas é tentar vir visitar todos os dias os vossos cantinhos mas confesso que desde 2ª feira que não vinha….
    🙂
    bjs

    Gostar

  4. Eu concordo que as rotinas são essenciais, precisamente para manter a vida organizada. Prefiro fazer as coisas sistematicamente e como recompensa tenho mais tempo e menos preocupações. Tal como dizes se falhar num dia, paciência, nada de rigor, é apenas uma orientação, que ajuda a manter a casa em ordem. Só não gosto de rotinas noutras coisas tal como ir almoçar todos os domingos a casa dos sogros, por vezes chateia, tenho que fazer algo diferente. Mas no que respeita às ementas, estou como tu, por vezes faço, corre muito bem e outras vezes desleixo-me e começo a jurar para mim mesma que não pode voltar a acontecer. Tenho de as fazer mensais, assim tenho a certeza que não falha, não me preocupo com o que tenho de cozinhar e, à partida tenho sempre os ingredientes que necessito.

    Beijinhos

    Gostar

  5. Descobri hoje o teu blog e li-o praticamente todo:) Estou a gostar muito da filosofia. Além disso acho que o nosso ramo profissional é semelhante.Foi fácil a contratação e adaptação ao teu actual emprego?
    Beijos e já sou seguidora

    Gostar

Deixe uma Resposta

