Ambiente

Tratar melhor o ambiente

Comecei a pensar seriamente em tornar a minha vida mais “verde”, acho que se cada um de nós fizer a sua parte conseguimos fazer a diferença. Só acho mal não ter assumido este compromisso mais cedo mas vou dedicar-me a sério.

Cà em casa quem faz a reciclagem é o A., mas será que fazemos o suficiente? NÃO. Há sempre mais alguma coisa que podemos fazer para tornar o mundo um lugar melhor e mais saudável.

Preciso pensar seriamente em como as minhas acções afectam o ambiente e arranjar alternativas para as que afectam de forma negativa.

Este desafio além de ser bom para o ambiente trás outros beneficios, contribui positivamente para a minha evolução pessoal ajudando-me a apreciar o simples e o natural. E no fim de tudo acho que ter uma atitude mais ecológica ainda ajuda a poupar algum dinheiro.

Há coisas que posso fazer para tornar a minha casa mais “verde” pois esta é a minha principal fonte de poluição. Algumas coisas já é normal serem feitas cá em casa, outras vão ser implementadas a partir de agora.

O importante é ter sempre em mente o principio dos 3 Rs, e começar com coisas simples e que podem ser colocadas em prática JÁ:

– Reciclar o máximo possível (não apenas as coisas mais obvias).
– Escolher produtos com embalagens mais pequenas ou sem embalagem.
– Comprar produtos frescos em vez de empacotados.
– Reduzir a quantidade de papel (já não imprimo quase nada em casa e no trabalho vou começar a reduzir).
– Usar menos sacos de plástico (por exemplo, rejeitar os sacos nas lojas).
– Comprar produtos já reciclados (por exemplo, papel)
– Utilizar pilhas recarregáveis.
– Escolher produtos reutilizáveis (por exemplo, panos em vez de rolo de cozinha)
– Reparar coisas em vez de comprar novas.
– Guardar comida em recipientes reutilizáveis (por exemplo, tupperwares em vez de sacos).
– Usar as máquinas de roupa ou loiça sempre cheias e se possível no programa ecológico.
– Tentar poupar luz e água.

Isto são tudo pequenas acções que se pode pôr em pratica sem muito esforço e sem qualquer gasto monetário. Coisinhas simples que se todos fizermos já faz uma grande diferença.

Te
6 thoughts on “Tratar melhor o ambiente

  1. Eu faço reciclagem há muito tempo, por norma também não aceito sacos se as coisas que tiver couber noutro ou se for fácil transportar à mão como é o caso da mercearia aqui ao lado!
    luz poupo até já andei a ver se conseguia teclar com a luz de velas…coloquei 1…não via….coloquei 2…via pouquinho…pronto ok não resulta!
    mas vejo televisão de luz apagada à luz de vela!
    🙂
    bjs Te

    Gostar

  2. Está tão bonito o teu “novo” blog.
    Eu já faço muitas dessas coisas que mencionas, umas por razões de poupança, outras porque gosto de reciclar, de deitar cada “lixo” no contentor adequado, de ajudar o planeta.
    Pinta

    Gostar

  3. Parabéns pela tua atitude, gosto muito de saber que cada vez há mais pessoas a pensar verde e a aplicar a política dos 3 R´s, do que vale reciclar só o óbvio e comprar sem controlo, não tendo em conta o que referiste?

    De tudo o que fazes, só não uso pilhas recarregáveis (grande falha) e sou péssima no que respeita a poupar luz. Não desperdiço, nisso estou tranquila e escolho os electrodomésticos mais ecológico, porém, tenho quase sempre o rádio ligado e como me deito tarde, uso mais a electricidade, mas nunca deixo nada em stand-by e desligo o interruptor da sala (que é onde está quase tudo, computador de secretária, aparelhagem dvd, tv…)quadro todas as noites.
    Pensando bem, até que não é assim tão mau, mas sei que há quem consiga poupar mais que eu. Tenho de me esforçar mais.
    Vai partilhando as tuas ideias verdes.

    Beijinhos

    Gostar

Deixe uma Resposta

