Finanças

Por onde começar a poupar?

Imagem retirada da net.

Quando eu e o A. fomos morar juntos, tanto eu como ele tínhamos poupanças, poucas mas eram algumas. Essas poupanças serviram para mobilar a casa com os itens essenciais e pouco mais. Passado uns tempos demo-nos conta que as poupanças já eram… e no final de cada mês os nossos ordenados tinham desaparecido completamente.


Comecei a “chatear” o A. que tínhamos de fazer um esforço para poupar algum dinheiro. Afinal se o conseguíamos fazer sozinhos porquê não agora que estamos juntos. Pois, falar é fácil, mas antes era fácil poupar pois ao morar em casa dos pais o dinheiro que tínhamos era inteiramente para nós e não havia a preocupação de pagar contas e rendas o que faz uma GRANDE diferença.

Mesmo assim, meti na cabeça que não podíamos gastar tudo o que ganhávamos. Há que poupar nos tempos que correm.

A nosso favor temos o facto de não termos dividas (ou quase) nem sermos do tipo de pessoas que compra e gasta sem pensar e recorrendo a créditos. Tudo o que compramos juntos foi pago na hora e se não havia dinheiro para qualquer coisa esperava-se para o mês seguinte ou até haver oportunidade. Não há cartões de crédito na nossa casa, são um engano e levam-nos a gastar mais do que o que temos sem nos apercebermos.

Actualmente as coisas estão melhor e tanto eu como o A. conseguimos chegar ao fim do mês ainda com ordenado nas contas e isso deixa-me muito contente. Queremos ainda liquidar a nossa ÚNICA divida (o carro) para a nossa poupança passar a ser ainda melhor.

Apesar de estarmos melhor agora do que quando começámos ainda quero melhorar mais por isso fui ler umas coisas e…

1. Parar de recorrer a créditos – Eu e o A. só temos o do carro e é assim que vai continuar.

2. Começar uma conta poupança – Nós já poupamos comparadamente à uns meses atrás mas a verdade é que não sei muito bem até que ponto poupamos pois a única coisa que nos apercebemos é que não ficamos aflitos no fim do mês nem desesperados para que nos paguem o ordenado pois ainda temos do mês anterior. Acho que está na hora de criar uma conta poupança e começar mesmo a colocar dinheiro de parte todos os meses, a isto sim vou poder chamar poupar. Aconselham também a encarar esta conta como uma despesa que tem de ser a primeira a ser paga. Vou pesquisar e pensar bem numa conta destas pois dá-nos uma certa segurança.

3. Cortar nos gastos – Já cortamos em bastantes, além de que eu e o A. não temos vícios o que ajuda na altura de poupar  (não fumamos, não bebemos café, não mascamos pastilhas, etc) já reduzimos o jantar fora, o cinema, e algumas outras coisas que fazíamos muitas vezes quando estavamos em casa dos pais. Mesmo assim acho que ainda conseguimos cortar nos lanchinhos no café, nas revistas, na roupa, nos sapatos (mais eu, o A. não compra muito), etc. Não é para nunca mais comprar ou fazer estes programas, mas sim fazê-los com menos frequência.

Estes são 3 pequeninos passinhos que toda a gente fala, não parecem nada de mais mas acho que começam por fazer uma grande diferença em quem se aplicar.

Eu vou continuar a tentar poupar sempre mais.

Te
8 thoughts on “Por onde começar a poupar?

  1. Há autores que falam em percentagens de rubricas do orçamento.
    Por exemplo a renda ou a prestação da cãs nao deve exceder os 30% e outras coisas como o pague-se primeiro poupe, ponha entre 10 a 15% das receitas numa conta poupança., crie um fundo de emergência que pague 6 meses a um ano de despesas.
    E só uma questão de investigar.
    Da notícias este tema interessa-me. 🙂

    Gostar

  2. Grão, a grão enche a galinha o papo. Sou apologista que mais vale poupar pouco que nada e sempre fui educada a poupar, ganhasse o que ganhasse. Não se pode ser chapa ganha, chapa gasta porque havendo um imprevisto fica-se enrascado. Também não tenho cartões de crédito nem quero e o único crédito que tenho é o da casa. De resto é tudo pago na hora. Se não se pode ter não se tem. Poupa-se até se poder ou opta-se por algo mais em conta.
    Estás no bom caminho. Força nisso 🙂
    Beijinhos

    Gostar

Deixe uma Resposta

