Organização

Rever Objectivos

No início de cada ano normalmente fazemos as chamadas resoluções de ano novo, ou seja, definimos os nossos objetivos para o ano que vai entrar e decidimos o que queremos concretizar nesse ano.
Depois o ano vai passando e deixamos um bocadinho ao acaso o que concretizamos ou não. Quando chegamos ao fim do ano, algumas coisas conseguimos realizar por sorte, outras nunca mais nos lembrámos delas. 
Isto acontece normalmente porque impomos metas quase impossíveis de realizar (começar devagar é o ideal), apenas decidimos o que queremos concretizar e não a maneira adequada para o fazermos e além disto com o passar do tempo vamos esquecendo os objetivos que definimos inicialmente.
Para que isto não aconteça temos de fazer uma revisão dos objetivos, fazer de conta que no início de cada mês é uma nova passagem de ano, só ao fazer isto vamos relembrar o que queremos e estamos a focar-nos nisso.
Então, o ideal é olhar para os nossos objetivos e tentar quebrá-los em tarefas mais simples que nos ajudem a ficar mais perto de os concretizar e depois decidir que tarefas queremos realizar em cada mês sem sobrecarregar.
Por exemplo,
Objetivo: Arranjar emprego na minha área.
Tarefas: – Criar um currículo atualizado e profissional
– Criar uma carta de apresentação
– Procurar anúncios
– Procurar empresas onde nos possamos integrar
– Enviar pelo menos 5 currículos por semana, anúncios ou candidaturas espontâneas
– Lembrar de perguntar aos nossos conhecidos se sabem de alguém que trabalhe na mesma área e se podem entregar um currículo
– Preparar-me para quando tiver uma entrevista
– etc, etc, etc
Eu atualizei o meu currículo, fiz um esboço de uma carta de apresentação (depois alterava consoante a empresa e o trabalho para onde ia enviar, mas já estava mais ou menos preparada), inscrevi-me em sites, inscrevi-me no centro de emprego para estágios profissionais, pesquisei todos os anúncios que encontrava,  falei com muitas pessoas para ver se alguém conhecia alguém que conhecesse outro alguém (às vezes tem de ser assim), fui com o A. até às zonas industriais de varias cidades ver que industrias existiam e entreguei e enviei currículos para todos estes sítios, fui a entrevistas (umas melhores que outras) e finalmente alguém me deu a minha merecida oportunidade. 
Não, claro que não foi fácil, este foi um objetivo que passou de um ano para o outro e desse para o seguinte… Demorei 3 anos a concretizar este objetivo, mas sei que em cada ano fazia tudo o que tinha ao meu alcance para o conseguir.
É claro que este objetivo é um bocadinho “ingrato” pois não depende inteiramente de nós, alguém tem de nos dar uma oportunidade, e em objetivos como este é isso que temos de ter em mente, que até podemos fazer todas as tarefas que estipulamos e mesmo assim não se vir a realizar mas pelo menos sabemos que estamos a fazer os possíveis.
Já os objetivos como, levantar cedo, comer melhor, passar tempo em família, fazer exercício, etc, são coisas que dependem inteiramente de nós e não temos desculpa para não o fazermos. Então para não nos esquecermos deles temos de os rever. 
Quantos de vocês fizeram resoluções de ano novo no início deste mês? O que decidiram? O que fizeram este mês para concretizar os objetivos? Não sabem? Já não se lembram? 
Pois, tamos no fim do mês e está na hora de ir ler as resoluções. Vamos lá relembrar tudinho e decidir o que fazer já no mês de Fevereiro. 🙂
Te
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s