Decoração

Planos para a Cozinha

Quando me mudei para esta casa deparei-me com uma cozinha agradável de se estar, bonita, funcional e com boas dimensões. Além da cozinha propriamente dita existe uma área colada a ela que é quase uma extensão da cozinha. 

Estão a ver ali o buraco da janela
(adorava conseguir tirar os caixilhos).
Tinha uma janela que dava da cozinha para essa zona que eu simplesmente retirei para ter a vista desimpedida e para entrar claridade. O que eu gostava mesmo era de tirar os caixilhos e prolongar a bancada para o lado de lá para fazer uma espécie de balcão/ilha, mas como a casa é alugada não me vou pôr em aventuras.

Apesar de não saber muito bem o que fazer nesta zona, adorei que ela existisse pois permitia-me ser criativa, mas o que acontece é que ainda hoje não sei muito bem o que fazer neste espaço… Aceito ideias… 🙂
Acabei por colocar a nossa pequena mesa de cozinha encostada ao nosso “passa-pratos” improvisado e umas prateleiras encostadas à parede lateral que sempre ajudam na hora de arrumar algumas coisas, mas na verdade esta zona continua sem uma finalidade especifica. 

Nada de olhar para o estendal da roupa, com o temporal que tem estado nestes dias a roupa tem de secar em algum lado, tá… 😛 
Devido à imensa luz natural, gostava de criar um pequeno “atelier/escritório” para costurar, escrever, e fazer alguns trabalhos manuais mas para isso tenho um quarto que para já faz esse efeito, talvez quando a família crescer e for preciso transformar aquele quarto num quartinho de bebé esta ideia do atelier avance. 🙂  
A cozinha propriamente dita, está praticamente equipada há apenas uma ou outra ideia que quero fazer só para dar uma gracinha a esta zona.

Adorava poder arrancar os caixilhos, ah esperem, já disse isso, mas é que gostava mesmo… 😦 Também quero tapar os tubos por cima do exaustor e do esquentador, só porque acho feios…
Adoro ver os diferentes ingredientes de cozinha em potes e frascos bonitos expostos, acho que dá um charme à cozinha, foi por esse motivo que comprei esta prateleira e comecei a recheá-la com todos os potes que podia.  Gosto muito de ver aqui as coisas mas mesmo assim ainda quero mais. Quero uma lata para o chocolate do leite, quero uma caixa para os saquinhos de chá, quero um pote para os cereais, outro para as bolachas e outro para os rebuçados ou bombons. Também quero qualquer coisa para cima da bancada para ter as colheres de pau e outros utensílios, mas ainda não encontrei exactamente o que quero por isso continuo à procura. E quero mais, muito mais, Já disse que adoro potes???
Quem me impede de arranjar mais potes? O A., que cada vez que compro um novo faz cara feia. Ele acha que eu sou a maluquinha dos frasquinhos. eheheh.
Por cima da prateleira gostava de ter o género de um quadro de recados, só estou indecisa se gosto mais daqueles simples de cortiça ou dos pretos para escrever a giz, mas acho que os de cortiça ganham.
Também quero um relógio, onde é que já se viu uma cozinha sem um relógio. Quero um relógio mas não sei bem onde é que o hei-de pôr. 
Por fim gostava de um vasinho de flores a alegrar a janela que faz de “passa-pratos” mas isso era se as minhas gatas fossem bem comportadas e não devorassem todas as plantas que tento ter em casa, como não quero que elas assassinem mais nenhuma plantinha limito-me a ter só no quintal onde elas têm acesso restrito e sempre vigiadas. 🙂
E vocês têm planos simples para dar um novo ar à vossa cozinha?
Te


Pós-post: A Pinta lembrou-me dos cortinados, claro que quero colocar cortinados naquelas janelas enormes, com tanta coisa esqueci-me de falar dos cortinados e é uma das coisas que é mesmo precisa. A minha mãe cada vez que entra cá em casa começa logo a reclamar que o que faz falta são uns cortinados e eu tola nem vos falei deles. :-S

5 thoughts on “Planos para a Cozinha

  1. Meninaaaa, que espaço bom tu tens ai.
    Olha eu colocava um sofá, uma tv. um móvel e fazia dai um espaço para se estar depois das refeições. e concordo contigo esse caixilho está ai a mais.
    Na parede onde tens esse movel do ikea colocava um armário tipo roupeiro, que é o que eu mais preciso para guardar as caixas e caixinhas que não sei onde colocar, uns cortinados nessqa grande vidraça e pronto caso arrumado.
    beijos e boas decorações.

    Gostar

  2. Pois é, quando encontrei esta casa também adorei este espaço.

    Essa ideia do sofá, da tv e do móvel não me agrada só porque eu já tenho uma sala e não preciso de outra. Depois das refeições, que também costumam ser na sala (é mais quente), é para lá que vamos descontrair. 🙂

    O caixilho é um horror, não é? Tenho um bocadinho de alergia a ele, nem consigo nem olhar por muito tempo. 😛

    Roupeiro por acaso também preciso de um, mas como também tenho um quarto enorme o roupeiro que preciso comprar cabe perfeitamente no quarto (depois mostro o quarto).

    Os cortinados, dah, claro que quero colocar uns cortinados na janela, nem sei como é que me escapou falar disso no post. Se não fosses tu Pinta o que era de mim. 🙂

    Beijinho.

    Gostar

  3. Estou numa fase da minha vida que quanto menos melhor, qto menos tralha pousada aqui e ali menos tempo a arrumá-la e a limpá-la por isso vou-te ser mt sincera…se fosse a minha cozinha em cima da bancada só estaria microondas, bimby e máquina de café. A estante desaparecia e os potes iam para dentro do armário…a mesa de cozinha ficaria onde está a estante. No cantinho extra k tens ficaria zona para por roupa a secar, passar a ferro, o atelier de costura (porque deve entrar montes de luz e isso dá jeito para costurar!), zona de leitura, um sofa para estar…no verão será um sítio agradável pr montar uma mesa grande e fazer uns convívios! 😉 Mudaste para melhor sem dúvida! Esta casa parece ser mt mais agradável! 🙂

    Gostar

  4. Estou numa fase da minha vida que quanto menos melhor, qto menos tralha pousada aqui e ali menos tempo a arrumá-la e a limpá-la por isso vou-te ser mt sincera…se fosse a minha cozinha em cima da bancada só estaria microondas, bimby e máquina de café. A estante desaparecia e os potes iam para dentro do armário…a mesa de cozinha ficaria onde está a estante. No cantinho extra k tens ficaria zona para por roupa a secar, passar a ferro, o atelier de costura (porque deve entrar montes de luz e isso dá jeito para costurar!), zona de leitura, um sofa para estar…no verão será um sítio agradável pr montar uma mesa grande e fazer uns convívios! 😉 Mudaste para melhor sem dúvida! Esta casa parece ser mt mais agradável! 🙂

    Gostar

  5. Olá Sini!

    Eu também estou a tentar ter menos coisas a atrapalhar a minha vida mas não gosto de espaços vazios, não gosto de sítios a transbordar de coisas mas sem nada também não.

    De qualquer maneira, se reparares bem além do microondas e da bimby em cima das bancadas só está um pote com sal, o rolo da cozinha e um tabuleiro encostado à parede o que não me parece muito e não me atrapalha em nada.

    Em relação à estante, nem pensar em desaparecer com ela, gosto muito de ver ali os potes com as massas, arroz, açúcar, etc e esta estante veio para a nossa casa exactamente com o objectivo de ter os potes todos à mão e visíveis. De qualquer maneira com os potes na estante poupo espaço nos armários que não são assim tantos e estão cheios (aqui sim tenho de fazer uma intervenção e livrar-me de coisas).

    Em relação ao cantinho extra, como se vê nas fotos é ai que seco a roupa e que passo também mas queria que fosse mais que isso. Estou mesmo tentada a fazer um atelier de costura, essa ideia não me sai da cabeça. 🙂

    Obrigado pelas sugestões.

    Beijinho.

    Gostar

Deixe uma Resposta

