Organização

Utensílios de Cozinha

Em todas as mudanças que fiz (já foram algumas :-)) apercebi-me que a maioria das coisas que temos de embalar vêm da cozinha. Quando as coisas estão arrumadas dentro dos armários não imaginamos a quantidade de travessas, potes, tabuleiros, panos e outros utensílios que realmente temos. São muitos mais do que precisamos.

Este fim-de-semana ao arrumar a cozinha comecei a olhar bem para tudo o que tenho e apercebi-me que não preciso de tudo isto, o ideal era conseguir manter apenas os utensílios que usamos regularmente mas depois há sempre aquele problema das visitas e de vir a ser preciso um dia, por isso para já estou a ponderar no assunto de dar ou não algumas coisas.

Conclusões a que cheguei: 

– Desde que nos ofereceram a bimby é raro fazer uma refeição no fogão. Quando cozinhamos é sempre na bimby, só usamos o fogão para o que não dá mesmo para fazer, como por exemplo, ovos estrelados e isso acontece muito raramente. Sendo assim, tachos, panelas e frigideiras são daquelas coisas que são pouco usadas cá em casa.

Na realidade só necessito de uma ou duas frigideiras e um ou dois tachos mas tenho muito mais que isso, frigideiras tenho dois conjuntos de 3 (de vários tamanhos) sem contar com o wook e com a grelha e tachos e panelas tenho um serviço completo onde só uso os mais pequenos pois somos só dois a comer cá em casa. 

Estou a pensar que pelo menos um dos conjuntos de frigideiras era bem dispensável. Onde a mãe do A. trabalha há um rapazinho com poucas posses  que está a tentar montar a casinha dele, já ofereci o meu antigo conjunto de pratos e copos, tenho de lembrar a mãe do A. de lhe perguntar se ele também quer umas frigideiras.

– Já com os tabuleiros acontece o mesmo, tenho vários mas normalmente uso sempre os mesmos 2 porque são mais pequeninos e para mim e para o A. chega. Quando há visitas cá em casa dou uso aos maiores pois normalmente faço comer a triplicar nessas alturas.

– Pequenos electrodomésticos temos apenas 5, uma tostadeira, uma máquina de café, um espremedor de laranja/limão, uma balança e uma “patusca”. 

Tinha uma torradeira mas nunca era usada pois mesmo quando queremos fazer torradas preferimos o pão tostado na tostadeira, por “sorte” a torradeira da mãe do A. avariou e eu disse logo que lhe dava a minha. Cá em casa não é usada de qualquer maneira e assim foi para alguém que a usa bastante.

A patusca foi comprada pois na primeira casa em que tivemos não havia forno e usava-mos a patusca para esse efeito, agora com o forno desta casa este aparelho está arrumado a aguardar novo destino. Em relação ao espremedor, já foi bastante usado mas os sumos agora são feitos na bimby por isso só estou à espera que alguém queira um para também o dar. 🙂 Acontece o mesmo com a balança, desde a bimby nunca mais foi usada. 

A máquina de café veio cá para casa não por causa do café pois eu e o A. não bebemos café mas sim pelos deliciosos galões que faz, mesmo assim acho que é mal aproveitada, pois se é bom beber um galão quentinho no inverno já no verão nunca apetece. :-S

– Depois há sempre diversos utensílios que são usados na cozinha, como facas de cortar (3), faca do pão (1), tábuas de corte (2), formas para bolos (2), colheres de pau (3), copo de medição (1), salazar (1), colher de servir (1), pinças para salada (1), concha da sopa (1), saca rolhas (2), e outros que são necessários e que até acho que não tenho a mais, tenho o ideal e de uma maneira geral uso tudo.

– Panos, aventais e pegas tenho imensos e nem me dei ao trabalho de contar, acho que vou ter de fazer uma selecção e dar alguns.

– Já com a loiça de ir à mesa, como pratos, copos, talheres, taças de sobremesa, chávenas de café, etc, temos bastantes. Tenho um conjunto de 12 pratos (12 de sopa, 12 de sobremesa e 12 normais), 12 copos e 12 talheres (12 colheres de sopa, 12 facas, 12 garfos, 12 colheres e garfos de sobremesa), 6 taças de sobremesa e 6 chávenas de café.

É muito?? Pois, realmente não sou fã de ter coisas em casa porque um dia pode ser preciso, mas abro uma excepção para a loiça, neste caso não acho de mais, já houve uma altura em que destralhei talheres e depois tive de ir comprar porque não tinha suficientes para juntar a família toda cá em casa, e sendo eu uma pessoa que gosta de receber bem parece-me melhor assim.

E vocês têm muita coisa na cozinha que não usam?? O que é que acham que é indispensável na vossa cozinha??

Te
7 thoughts on “Utensílios de Cozinha

  1. Eu na ultima limpeza geral lá de casa descobri que tinha uma parte de um armário da cozinha cheio de copos, tantos que já estavam uns metidos dentro dos outros, reduzi para menos de metade e dei ao meu irmão que está a viver sozinho.
    Nas férias quando voltar ás limpezas gerais sei que vou ter coisas que não preciso ter, na cozinha, nos quartos, no quarto de banho, etc
    Bjs
    Dulce Barbosa

    Gostar

  2. Também sou uma fã do destralhanço, mas às vezes tenho de me conter porque depois a casa parece-me menos acolhedora. Mas atenção, bibelots e móveis demais, também não!
    Quanto às coisas da cozinha, também já distribui várias coisas que a mim não me faziam falta e realmente a cozinha fica muito melhor para limpar.
    🙂

    Gostar

  3. Eu tenho noção que no meu enxoval tenho montes de coisas e provavelmente repetidas… Só quando sair de casa e vir tudo, é que poderei falar.
    Mas o que for demais, dá para a mana ou para o mano, quem sabe.

    Beijocas

    Gostar

  4. Na minha casa quase não tenho bibelots e as divisões também não estão carregadas de moveis. Sem essas coisas fica mais fácil limpar como dizes.

    Já nos armários da cozinha e no roupeiro a conversa é outra… Mas estou a tentar reduzir. 🙂

    Gostar

Deixe uma Resposta

