Finanças

Eliminar Dívidas

Ao ler posts antigos do Leo Babauta, no zenhabits deparei-me com este, http://zenhabits.net/10-habits-to-develop-for-financial/, sobre atingir a estabilidade financeira e gostei muito, particularmente do ponto 6 que nos dá uma ideia de como eliminar as nossas dívidas.

O único crédito que eu e o A. temos é o do carro dele,  e já está quase, quase, quase, mesmooo quase a acabar, quando acabar vamos ter um dinheirinho extra todos os meses para poupar que agora não temos … 😀

O meu carro, apesar de já estar todo pago, tinha outras obrigações que todos os carros trazem com eles, como manutenção, selos, gasolina, etc, etc, etc. Há uns meses atrás pensámos no assunto e como o carro já era velhinho (ao contrário do carro do A.) e como neste momento não precisamos de dois carros decidimos vendê-lo… O dinheiro da venda para já está colocado de parte sem lhe mexermos, mas poderemos pensar em usá-lo para acabar ainda mais depressa com o crédito do carro do A. 

E se voltarmos a precisar de outro carro?? Logo pensamos no assunto, para já conseguimos orientar-nos muito bem apenas com um carro e eu até nem gosto de conduzir por isso… 🙂

Mas ao contrário de nós, que tirando as despesas ditas essenciais (casa, água, luz, gás) só temos um crédito, há algumas pessoas que de uma maneira ou de outra têm mais obrigações e mais dívidas para pagar e não sabem bem como se orientar e é aqui que acho a ideia do ponto 6 muito boa.

Basicamente, e para ninguém se queixar que está em inglês, a ideia é fazer uma lista de todas as dívidas que têm e organizá-las da menor para a maior. Todos os meses tentar colocar uma quantia um bocadinho maior na dívida menor até liquidar o valor total. Quando este valor é liquidado a mensalidade que se pagava dessa dívida passa a ir para a seguinte da lista e por ai fora até à última.

Claro que não vale fazer novos créditos durante o processo, o objectivo é viver sem dividas, nada de criar novas. 🙂 

Não deixem de ler o post todo, lá é melhor explicado e tem outras dicas úteis.

Te
Anúncios

6 thoughts on “Eliminar Dívidas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s