Organização

Rotinas flexiveis

Como já sabem sou fã de rotinas pois uma rotina diária ajuda o sistema de uma casa e de uma família e permite que uma grande quantidade de trabalho seja feita sem muito stress.
Quando trabalhava na clinica e tinha um horário fixo criei algumas rotinas diárias que mantinham a minha casa organizada sem dar muito trabalho. A maior parte dos dias (se não acontecesse nada fora do normal) entrava às 14h logo aproveitava a manhã para adiantar todo o restante dia. Praticamente quando chegava a casa já de noite só tinha de me preocupar com o jantar.
Depois a politica lá na clinica mudou e passei a trabalhar por turnos, isso quebrou um bocadinho o ritmo pois além de deixar de ter aquelas horas livres de manhã, todos os dias eram diferentes. Como é que se criam rotinas se os nossos horários são diferentes de dia para dia??
Pois, inicialmente foi difícil de me adaptar mas depois cheguei à conclusão que não poderia ter rotinas tão fixas e inflexíveis. As coisas tinham de ser feitas na mesma mas se inicialmente por ter muito tempo livre de manhã na minha rotina matinal existiam imensas coisas a fazer em relação à casa, com as manhãs mais curtas muitas dessas coisas ficavam por fazer.
Decidi então rever as rotinas da manhã e da noite e só deixar nessas rotinas o que tem mesmo de ser feito. Por exemplo, a cama tem de ser feita obrigatoriamente de manhã, pois não faz sentido fazer a cama à noite antes de se ir deitar…
Assim de duas rotinas, manhã e noite passei a ter três, manhã, noite e casa. Em que a rotina da casa é uma lista de coisas que devem ser feitas em casa todos os dias mas não obrigatoriamente pela ordem em que estão nem num horário fixo. Simplesmente têm de ser feitas.
Se entrava mais tarde aproveitava para fazer a maioria das coisas de manhã, se entrava cedo fazia quando chegava a casa no final do dia. Com o habito deixei de olhar para a lista, sei o que tem de ser feito e vou fazendo à medida que vou tendo tempo.
Neste momento tenho um horário flexível e que posso gerir MAIS OU MENOS da maneira que entender, se chegar mais tarde saio mais tarde, se chegar mais cedo saio mais cedo, se houver um dia que faço menos horas no outro compenso e faço mais, e por ai adiante, tenho de apresentar trabalho feito e é mais isso que interessa do que propriamente as horas que trabalho. Apesar disso não alterei as minhas rotinas, prefiro ter uma rotina da casa separada das rotinas da manhã e da noite porque faz mais sentido assim para mim, os meus dias não são todos iguais (nem os de ninguém) por isso as rotinas devem ser fléxiveis e adaptaveis.
Basicamente, as rotinas são uma lista de coisas que têm de ser feitas num determinado momento do dia ou da semana, não devem ser copiadas de outras pessoas mas sim cada um deve estabelecer a sua rotina pois as nossas vidas são todas diferentes umas das outras, devemos olhar para o nosso dia e ver o que melhor se adapta a nós.
Vocês têm rotinas definidas ou vão ao sabor do vento?


Te

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s