Exercicio

Voltar ao Exercicio

Normalmente quando começamos um plano de treino acabamos por depois de algum tempo parar, ou porque estamos com muito trabalho e falta-nos tempo, ou porque nos lesionamos ou ficamos doentes, ou porque vamos de férias ou por outro motivo qualquer (pelo menos é assim comigo paro sempre por algum motivo e depois não volto).

Se paramos por uma temporada grande depois voltar a fazer exercício torna-se muito mais difícil. Eu voltei recentemente ao ginásio e estou a tentar recuperar o tempo perdido mas como eu nunca senti grandes diferenças nem mudanças em mim (talvez não me empenhasse a sério), não me chateio muito de começar do zero. Já para algumas  isto pode tornar-se frustrante, principalmente para aquelas pessoas que treinam muito e levam o treino muito a sério e depois param por um período grande e quando voltam a treinar não conseguem recomeçar onde pararam. O corpo já não consegue fazer o que fazia e para chegar ao patamar onde estava tem de se começar do inicio (ou quase) e isso pode ser desmotivador.

Para não desmotivar e no meu caso para levar o treino a sério, tenho de:

1. Assumir um compromisso. – Se assumir o compromisso apenas comigo mesma tenho a certeza que vou falhar (não me levo muito a sério), então decidi ir com o A. para ver se ele me obrigava a ir, o que não resultou porque a maior parte das vezes ele desculpa-me por não irmos e sou eu que insisto com ele e não o contrário. Sendo assim tive de encontrar outra solução e a melhor maneira que encontrei para fazer isto foi contar à minha cunhada (que adora o ginásio, vai lá treinar todos os dias e cumpre tudo direitinho) que também ia para o ginásio e assim cada vez que ela me pergunta pelo treino não quero dar parte de fraca e dizer-lhe que não fui. Descobri que ser orgulhosa e não querer dar o braço a torcer é a melhor maneira de me manter comprometida.

2. Ter um objectivo bem definido. – Decidir o porquê de querer treinar e qual o objectivo que quero atingir (objectivos realistas sim, não vale ter um objectivo de perder 20kg em 1 mês, tá) e relembrar-me constantemente desse objectivo, principalmente nas horas em que não apetece ir.

3. Ter horário. – Estabelecer uma hora certa do dia para ir treinar é muito importante para mim, se não tiver um horário certo e for quando der o mais certo é não arranjar tempo.

Estas são as três coisas que têm resultado comigo e olhem que me levanto às 6:30 para ir treinar (é preciso muita força para me levantar da cama de propósito para ir ao ginásio) e vocês identificam-se com isto ou têm outras tácticas para se manterem activas? Contem-me tudo.

Te
7 thoughts on “Voltar ao Exercicio

  1. Eu exercício sempre fiz e faz-me confusão se ficar 3 ou 4 dias sem fazer nada. Isso não acontece mas sei lá, se ficar doente ou isso, que remédio tenho eu a não ser parar.
    O problema é que apesar de não estar a engordar e ter mantido o peso desde a dieta, ando no ginásio para se ver os músculos. Defini-los. E tenho que cortar um bocado nos doces, que isso é que está a estragar o plano todo.

    Beijocas

    Gostar

  2. Eu ando a fazer um plano de squats mas é o único exercício que faço. No meu caso o objectivo é reafirmar o rabo e coxas, não quero perder peso. Mas sou como tu, preciso de um compromisso, de um objetivo e de um horário. O compromisso fiz comigo mesma porque faço os exercícios em casa, logo não dava para me comprometer com alguém, quanto ao horário é a primeira coisa que faço quando acordo, seja a que hora for.

    Gostar

  3. O meu curso é de Administração e Gestão Pública e nem ando à procura na minha área, se não, nunca mais fazia nada da vida.
    Mas pelos vistos nem fora da área está a dar resultado =(

    Beijocas

    Gostar

  4. às 06.30h para ir ao ginásio????????? ui isso é que é motivação!!!
    eu só funciono bem a fazer exercicio ao fim do dia, ajuda-me a relaxar depois de um dia de “trabalho” e gostava quando ia fazer exercicio e não pensar em mais nada, cair à cama e dormir!!!
    agora a essa hora da madrugada acho dificil…..
    mas atenção, acho que estás a ir no bom caminho e 20kg num mês é bastante optimismo, se calhar se baixasses um bocadito essa meta era mais fácil e mais motivante….
    vai com calma e pensa no exercicio como uma coisa que gostas e te dá prazer, só assim se consegue superar a fase da desmotivação, se gostarmos do que fazemos nunca acabamos e nunca arranjamos desculpas!
    tu consegues!
    força nisso!

    Gostar

  5. É verdade, 6:30 3 vezes por semana. 🙂
    Ao contrário de ti eu já tentei ao fim do dia e nunca ia, estava sempre demasiado cansada ou sem paciência depois de um dia inteiro a trabalhar, já de manhã fico com energia para o resto do dia.

    20kg num mês é o exemplo do que NÃO fazer, se eu perdesse 20 kg desaparecia, visto que só peso 54, eheheh… O meu objectivo é outro, tonificar, tonificar, tonificar…

    Gostar

Deixe uma Resposta

