Organização

Local de Trabalho Simples

Neste post mostrei-vos o meu gabinete que é o local onde passo muito tempo concentrada nos dados que tenho de tratar e nos problemas que tenho de resolver, apesar de ser um espaço minimalista e com muito pouca coisa, já vi por aqui gabinetes apinhados de coisas até ao tecto. 

Coisas essas que não me parece que sejam realmente importantes para o trabalho e acho até que causam alguma distracção. Acho que se os “donos” desses gabinetes olhassem com olhos de ver, ou seja, tomassem realmente atenção às coisas que têm amontoadas iriam descobrir que muito daquilo é nada mais que lixo.

Se o vosso espaço de trabalho é um local assim cheio de coisas que um dia foram úteis e depois foram ficando por ai, perguntem:

Quantas coisas preciso de ter expostas na secretária? 

Quantos papelinhos estão pendurados nas paredes ou no monitor? 

As gavetas a transbordar só têm mesmo coisas que uso? 

Quantos itens tenho inutilizados em todo o cenário?

Fazer estas questões ajuda-nos a ter espírito critico sobre as nossas escolhas. Depois é ir eliminando consoante as respostas que se dá.

Para mim o espaço ideal seria:

Na secretária: O computador, a impressora, um candeeiro, o telefone, um tabuleiro para deixar papeis a tratar (que convém ao fim do dia estar sempre vazio), um pote de canetas e apesar de não ter nada a ver com o local de trabalho poderá haver uma (e apenas uma) fotografia da família (afinal é sempre uma motivação). Tudo o resto que é necessário, deve existir gavetas para isso, em vez de estar espalhado na secretária, além disso nada de bibelots, peluches, doces, bilhetinhos, etc.

Nas paredes: Quadro para lembretes (os que passaram o prazo lixo, nada de acumular) e um calendário. Deve rever-se todos os dias os compromissos e os lembretes e retirar o que não interessa. E nada de colocar imensos papelinhos com piadas, frases, mensagens, arte, bonecos, etc.

No computador: O ambiente de trabalho deve estar limpo. Todos os documentos devem estar numa pasta, por exemplo, nos meus documentos e apenas dentro dela se deve ter outras pastas com a separação necessária dos documentos. Se ficar tudo no ambiente de trabalho é uma confusão. 

Falei sobre a organização do meu computador pessoal aqui e aqui. Claro que desde essa altura há pequenas coisas que já foram alteradas mas a ideia é criar pastas por áreas. No caso do computador do trabalho crio uma pasta para cada projecto em que estou inserida. 

A área de trabalho só deve ter coisas relacionadas com o projecto que estamos a trabalhar no momento, tudo o resto deve estar arrumado.

Esqueci-me de alguma coisa? Há algo que acham importante e que devemos manter perto de nós que eu não tenha falado? Sugestões e ideias nos comentários, sim?

Te
2 thoughts on “Local de Trabalho Simples

Deixe uma Resposta

