Organização

Tarefas com Prioridade

A nossa semana tem sete dias e nós preenchemos os sete dias com tarefas, afazeres, favores, compromissos, etc, quando queremos fazer alguma coisa mais importante e que nos faz sentir melhor temos os dias tão cheios que não conseguimos encaixar mais nada, e afinal esta coisa que agora não conseguimos encaixar era a mais importante para nós.
Temos de definir o que é mais importante no momento e colocar essas coisas em primeiro lugar (aquele relatório muito importante, ir ao ginásio, uma actividade com a família, etc), o Leo Babauta no seu blog zenhabbits, que gosto tantoooo, chama estas tarefas de Big Rocks e fala muito como planear e organizar o tempo de modo a conseguirmos realizá-las.
Segundo o Leo, só depois de termos tempo para as coisas importantes é que podemos encher o resto do dia com tarefas menores. Se não fizermos isto estas grandes “tarefas” vão ficando para trás dia após dia, semana após semana, mês após mês…
Então todas as semanas escolham 3 ou 4 coisas que têm mesmo de ser feitas e planejem tempo para as realizar. Só 3 ou 4 coisas, se vão decidir fazer muita coisa numa única semana chegam ao fim desmotivados porque provavelmente não conseguiram dar conta do recado.
Então: 
– Façam uma lista de todas as coisas importantes que querem ou precisam de fazer. De todas escolham as 3 de maior prioridade e decidam fazê-las nesta semana. 

– Não coloquem todas no mesmo dia e se alguma tem várias etapas espalhem as tarefas pela semana toda para não ficarem saturados de trabalhar todo o dia na mesma tarefa.
– Estabeleçam um horário e um dia certo para realizarem determinada actividade/tarefa, assim é mais difícil evitar fazê-la pois guardámos tempo especialmente para aquilo, tentem que este horário seja o mais cedo possível do vosso dia, se for no fim do dia o mais certo é estarem demasiado cansados e com pouca disposição.
– Não preencham todos os espaços do dia com coisas para fazer, nunca corre como planeado e assim ficarão sem margem e vão sentir-se pouco produtivos. 
– No fim da semana voltem atrás, vejam o que está feito e fiquem contentes com o que conseguiram. É sempre bom ver tarefas cumpridas a tempo e horas.

Te
Anúncios

4 thoughts on “Tarefas com Prioridade

  1. Olá Te! Também adoro o blog zenhabbits de Leo Babauta, numa semana li muito do blog, assim de enfiada, e muitos posts gostaria de reler. Pois, nunca pensei em colocar nas Big Rocks as minhas caminhadas, mas faz muito sentido! Nunca tenho tempo para elas…
    Beijinhos!

    Gostar

  2. Exacto, se é uma coisa importante para ti e que queres mesmo fazer arranja horário para fazê-lãs e marca na agenda. Assim não há desculpas porque reservas-te tempo. 🙂

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s