Organização

Eu Tenho uma Bimby e Gosto

Foi através da Maria do blog A Próxima Curva que tive a ideia deste post, lá ela questiona se deve ou não comprar uma bimby e pede opiniões. Aqui eu vou dar a minha opinião pessoal e contar um bocadinho a minha experiencia com a bimby.

http://carlamelim.blogspot.pt/2013/05/bimby-e-suas-funcoes.html
Para que fique claro eu gosto muito de cozinhar e tinha a mesma ideia que a Maria, ou seja, que com a bimby acabava a “magia” do cozinhar mas depois a minha mãe ofereceu-me uma e verifiquei que não se passa nada disso.

Claro que se apenas seguir as receitas que vêm com a bimby fico um bocadinho limitada. Não que as receitas não sejam boas, são ótimas e há algumas que se não fosse a bimby eu não faria cá em casa porque são mais difíceis e a bimby acaba por simplificar.

O que aconteceu comigo foi que inicialmente seguia as receitas direitinhas o que me ajudou muito a perceber o funcionamento da máquina e o que fica bem ou não, passado uns tempos eu não queria mais fazer aquelas receitas, queria refeições mais simples e então comecei a inventar as minhas próprias receitas.

Hoje eu trato a bimby como se fosse um tacho. Se há um comer que eu fazia no tacho eu também o faço na bimby, sendo assim eu continuo a, como diz a Maria “ir juntando ingrediente a ingrediente, provando, verificando, aumentando ou diminuindo a temperatura até que por fim nos damos por satisfeitos com os resultados e partimos para a mesa de prato em riste, almejando merecidos elogios”.

O que acontece é que enquanto no tacho temos de permanecer perto dele de olho, na bimby podemos colocar 10 minutos e ir à nossa vida sem nos preocuparmos com mexer, com aquecer de mais e transbordar e com o tempo que passa porque ela faz isso tudo e quando passar o tempo ela chama por nós. Se os 10 minutos não foram suficientes colocamos mais tempo e acrescentamos os ingredientes que acharmos necessários.

Também já ouvi alguém dizer que a bimby é uma máquina muito cara para depois nem um simples bife conseguir fazer e que é uma máquina que só faz comeres mais elaborados, isso era o que eu achava quando apenas seguia as receitas, mas se colocarem o livro de lado e fizerem experiências vão ver que não é bem assim. Ainda à uns dias atrás fiz costeletas com esparguete, um prato super simples que supostamente ia precisar de uma frigideira para ser feito.

Para terem uma ideia, coloquei o esparguete a cozer no copo e as costeletas na varoma a cozer aproveitando o vapor de água do esparguete. Quando o esparguete ficou pronto retirei-o do copo e coloquei alguns ingredientes para fazer um molho para acompanhar. As costeletas continuaram na varoma a cozer e enquanto o molho fazia e eu fui misturando um quadradinho de manteiga no esparguete, quando o molho ficou pronto foi só servir tudo junto. Como vêm eu fiz costeletas com esparguete na bimby, a diferença é que em vez de fritar as costeletas, cozi a vapor o que as torna mais saudáveis e não me preocupei em estar de olho nelas (com o vapor nunca ficam esturricadas).

Como veem a bimby tanto faz pratos simples como mais elaborados, quem não sabe ou não gosta de cozinhar só tem de seguir as receitas (e há muitaaas), quem gosta de cozinhar tem de usar a imaginação do mesmo modo que fazia com os tachos.

Ao contrário de muitas pessoas que dizem, que é mais rápido fazer comer na bimby, eu pela minha experiencia não concordo, acho que o tempo de preparação dos alimentos é exatamente o mesmo. O que ela faz é dar-nos mais tempo a nós para fazermos outras coisas, enquanto ela trabalha eu posso estar longe da cozinha a fazer outra coisa qualquer. E eu gosto disso. J

Quanto ao que não gosto na bimby?

Como não fui eu que a paguei cheira-me que não ia gostar do preço a única coisa que não gosto são dos elogios que deixam de existir. Acho que é o que mais me chateia e acho muito mal não se fazer elogios só porque o comer foi feito na bimby. Quando alguém vem ca a casa e eu digo “fiz isto para o jantar” e me respondem com ar de troça “fez a bimby” fico mesmo danada.

É que (não estou aqui para enganar ninguém por isso não se iludam) a bimby não faz tudo sozinha, ela dá uma ajudinha mas MUITA coisa sou eu que faço. Eu descasco alhos, cebolas, fruta, eu corto a carne aos pedaços, eu desfio o peixe, eu parto os ovos, eu coloco os ingredientes lá dentro, eu faço tudo como num tacho exceto misturar (isso é ela que faz).

E mais, pior que tudo isso é que se eu colocar o ingrediente errado lá dentro e o comer ficar horrível a culpa é minha não da bimby, coitada, a bimby não tem culpa da minha burrice. Mas se pelo contrário eu coloco os ingredientes certos para sair um prato saboroso, não sou eu que cozinho bem mas sim a bimby que deixa tudo óptimo. Grrrr… :-S

Como tal, se não sabem cozinhar, se querem deixar de ter preocupações com o comer ao lume, se querem fazer pratos elaborados que nunca iam arriscar fazer ao fogão e o mais importante, se querem ganhar tempo, não hesitem, comprem a bimby.

Se como eu, querem continuar a receber elogios acerca dos vossos cozinhados então esqueçam esta ideia tola da bimby ou então é certinho que vão ficar muito zangadas com os vossos convidados.

Espero com a minha opinião ter elucidado e ajudado.

Te

O blog já tem página de facebook, carreguem ali do lado direito para visitarem e se gostarem já sabem o que podem fazer, eu ia ficar muito contente. Obrigado. 🙂

12 thoughts on “Eu Tenho uma Bimby e Gosto

  1. Obrigada, obrigada…obrigada…excelente testemunho…vou muito melhor preparada agora para a demonstração…Confesso que ainda me faz impressão o preço, por uma “panela” e o fato de não fritar e não assar…mas pelos vistos tu consegues dar em parte a volta a isso e talvez esse fato seja compensado por passar a fazer pratos mais complicados que não faria sem ela…acho que vai depender daquilo que eu esteja disposta a fazer para que resulte…tenta-me bastante confesso, o por a cozinhar e ir à minha vida…vamos ver…no domingo vou à demonstração depois post o achei…nesse post porei link se não te importares para este teu post tão completo!
    Beijinhos
    Maria

    Gostar

  2. Olá Luarte!
    Lembro-me de na altura ter lido o teu post e de concordar com muita coisa, mas não tinha bimby. Agora tenho e posso falar do assunto como “conhecedora”. 🙂
    Não tenho de maneira nenhuma “febre bimbólica” e sei muito bem dizer quais os defeitos que vejo ou não na máquina e acho que falar com sinceridade é o mais importante para ajudar quem está indeciso. Se fizermos um filme muito romântico sobre o assunto não vamos ajudar ninguém, pelo contrário.
    Beijinho.

    Gostar

  3. Ainda bem que pude ajudar.
    Tem atenção que na apresentação é tudo muito bonitinho, quando fizeram a minha era tudo uma maravilha, mas como disse, a bimby não trabalha sozinha. Pergunta TUDO. 🙂
    Claro que não me importo que coloques o meu link, é sempre tão bom saber que gostam do que escrevemos e nada melhor que ser reconhecida noutro blog.
    Desde já obrigado.
    Beijinho.

    Gostar

  4. A minha cunhada e a minha sogra têm ambas uma Bimby e dizem maravilhas dela, mas mesmo assim não é coisa que atraia, muito sinceramente. Mas se achas que é útil, acho muito bem que tenhas e a uses!
    Bom fim-de-semana!
    🙂

    Gostar

  5. Eu tenho, também oferecida pela minha mãe, mas confesso que não lhe dou muito uso. No início usava-a para fazer tudo! Pão, gelados, compotas…era novidade e não a largava 😀 Depois fui deixando de usar… estou tão habituada às panelas e frigideiras que parece mais prático cozinhar de forma “tradicional”. Agora estou a tentar voltar a usá-la mais regularmente e há coisas em que não prescindo da Bimby: sopas, compotas, batidos e alguns pratos, como o bacalhau com natas (ai o bacalhau com natas da Bimby! 😀 ). Parece que saem melhor do que no velho tacho e sem dúvida que se poupa tempo. Mas confesso que se não tivesse sido oferecida, não a comprava. Não deixa de ser um equipamento da era do comodismo… não é um bem material necessário, apenas prático 😉

    Gostar

Deixe uma Resposta

