Saúde

Relaxar

formaldeidonaveia.blogspot.com

Quantas vezes já ouviram alguém dizer “Preciso de relaxar”? É normal que oiçam. Anda na boca do mundo inteiro, as pessoas precisam de descanso e de tempo de qualidade para ocuparem com elas mesmas.

 
E quando se pensa nisto, o que é que vem à ideia? Férias, jantares, massagens, banhos de espuma, spas, etc. O problema é que a maioria das pessoas que “precisa de relaxar” não tem dinheiro para estas coisas.
 
E se não fosse preciso relaxar? Porque é que precisamos de relaxar? O que é que nos faz sentir esta necessidade de descanso?
 
Fácil: Precisamos relaxar porque a nossa vida está repleta de excesso de trabalho…
 
Então a melhor dica para não sentirmos esta necessidade é deixar de ser escravo do trabalho. Claro que trabalhamos porque precisamos de dinheiro no fim do mês, e não dá para simplesmente dizer não ao trabalho, o patrão com certeza não ia gostar, como tal, é necessário arranjar maneiras de dar a volta à situação.
 
– Fazer pequenas pausas de manhã e à tarde e ter um bom almoço – na hora do almoço e nessas pausas afastar completamente os pensamentos do trabalho. Concentrar toda a atenção na comida que temos à frente, respirar fundo e principalmente não deixar que ninguém fale connosco sobre trabalho. Lembro-me que quando trabalhava na clinica passava a hora de almoço a discutir assuntos de trabalho com quem almoçava comigo. RIDICULO. Era a minha hora de almoço e desperdiçava-a a tratar de assuntos e a falar de temas que não me permitiam sequer saborear o almoço. Desliguem.
 
– Saber escolher – No trabalho e na vida claro que há coisas que apesar de serem um frete são necessárias e essas não há volta a dar temos mesmo de as fazer, mas se calhar há outras coisas que estamos a perder tempo a fazer e são desnecessárias, não acrescentam valor ao nosso dia. Sendo assim, talvez devamos pensar em dizer NÃO mais vezes.
 
– Eu primeiro – primeiro gastar energia a fazer alguma coisa boa para mim e só depois gastar nos outros ou no trabalho. Até porque se nós tivermos mal, seguramente o nosso trabalho e o que fizermos pelos outros não vai ser o nosso melhor. Todos ficam a perder. Um exemplo disto é o exercício logo de manhã, antes de qualquer outra coisa (difícil mesmo é levantar da cama para colocar isto em prática mas…).
 
– Conversar – quando as coisas estão mesmo beras às vezes basta contar tudo o que se passa a um amigo de confiança para ficarmos mais aliviados. Ter alguém que me oiça faz-me logo sentir melhor. A pessoa em questão pode não ter uma solução para mim, mas só o facto de despender do seu tempo para me ouvir já me mostra que está disponível para se eu precisar e isso faz-me sentir bem. Não vamos esquecer é de retribuir, oiçam os “dramas” dos vossos amigos. 🙂
 
– Distrair – a televisão não é boa, navegar na net faz perder tempo, jogar no facebbok só atrasa os nossos planos, é tudo verdade, mas é um mal necessário para esvaziarmos a cabeça. Confessem, quando estão a ver a novela ninguém se lembra dos seus problemas pessoais, naquele momento só as personagens interessam. Não digam que é mentira que eu não engulo. Posto isto, reservem tempo para estas coisas, só tenham em mente que têm de respeitar esse tempo e quando ele acabar seguem com os planos normais da vossa vida.
 
Eu acho que coisas como estas nos deixam um bocadinho mais relaxados. Têm mais sugestões simples como estas que sejam faceis de pôr em prática?
 
Te
4 thoughts on “Relaxar

Deixe uma Resposta

