Organização

Agendas

Ando em busca de uma maneira de adaptar uma agenda à minha vida, já passei por diferentes fases, já tive dossiers, cadernos, agendas de compra, desisti de ter qualquer uma mas depois senti falta e voltei a ter, passei para o computador, depois para o telemóvel e de novo para cadernos. Enfim, não há meio de acertar.

Acho que desde que comecei a saber escrever sempre tive agendas. Desde caderninhos infantis onde apontava as minhas pequenas coisas até coisas mais profissionais, SEMPRE me lembro de ter uma agenda. Adoro organizar os meus dias, programar, agendar, etc e não me vejo sem ter algo que me permita fazer isto.


leatherplanner.com
Sendo assim todos os anos lá ia escolher a minha agenda e era uma busca incansável para encontrar a ideal. Apesar da escolha ser muita, nunca consegui encontrar uma que fosse “a tal”, ia remediando com o que achava que podia adaptar-se a mim, mas nunca acertei com nenhuma.

Há uns anos, acabei por me fartar de gastar dinheiro em algo que não funcionava bem e decidi personalizar um caderno, escrevia no topo da página o dia em questão, e ia anotando o que me apetecesse sem muita organização.  O que gostei desta experiência com o caderno foi o facto de poder escrever livre, sem restrições.  Além de escrever os compromissos gosto de escrever listas de coisas a fazer e no final do dia apontar tudo o que fiz mesmo que não tivesse planeado, é uma maneira de olhar para trás e ver o que me manteve ocupada nesse dia. Mas o caderno começou a ficar confuso demais, às vezes saltava dias e a ordem ficava trocada, tinha listas de tarefas misturadas com compromissos, tinha de folhear imensas páginas para encontrar o que queria, enfim, não deu certo. 

Com a leitura de blogs de organização e a saltar de uns para outros acabei por descobrir uns “planners” já feitos que depois de fazer o download até podíamos personalizar algumas coisas a nosso gosto e deixei de comprar agendas. Passei a imprimir a minha própria agenda e a colocar as páginas num dossier A5, era óptimo, podia colocar separadores, micas, bolsas, podia trocar as páginas de sitio conforme achasse melhor, etc, mas vamos ser realistas um dossier A5 é grande para andar a carregar e as nossas malas nem sempre se adaptam, muitas vezes via-me fora de casa a precisar de algo e não tinha a agenda comigo, e este foi o principal motivo para este método não funcionar, o outro motivo foi continuar sem encontrar um “planner” com o qual eu gostasse de trabalhar.

Como estava decidida a não comprar uma agenda que não fosse ideal para mim, desisti das agendas em papel e passei a usar o Gcal (falei disso aqui) mas sentia falta de escrever, quando pensava em algo, quando precisava de fazer uma lista, quando via algo que não queria esquecer ou quando tinha uma ideia queria escrever e não tinha onde. Em papelinhos que depois ficassem perdidos em algum lado não me agradava e no telemóvel não é a mesma coisa, eu gosto de escrever a sério, com papel e caneta.

Voltei a usar um caderno normal mas desta vez tentei usar o método do Bullet Journal tal e qual como ele é, sem me por a inventar, gostei principalmente dos símbolos para identificar tarefas, compromissos, notas, tarefas adiadas, delegadas, canceladas, etc que continuo a usar.


Quando a Rita falou neste caderno da ARC transformei-me numa louca a tentar comprá-lo (estava esgotado em todos os Staples perto da minha zona), queria muito este caderno porque funciona como um dossier onde posso trocar as páginas para onde quero, tem separadores, bolsas, etc mas tem o tamanho ideal para transportar.

Finalmente consegui comprá-lo e em vez de ir procurar “planners” pré feitos, criei eu a minha agenda, bem simples, numa folha de exel, ainda não está bem como eu quero mas já está muito melhor e sempre que me apetece faço adaptações e aos poucos vai ficando exactamente a minha cara. 

Além desta nova agenda criada por mim comecei a ler sobre dois métodos muito conhecidos por toda a gente mas que nunca me tinham despertado interesse, o GTD e o ZTD. Ando a ler e a experimentar e acho que estou a chegar a um compromisso entre os dois que me agrada e que estou a gostar de usar.

Sobre a adaptação destes métodos à minha vida Vêm ai novos posts que já estão a ser preparados. Eu estou a divertir-me imenso a descobrir como implementar isto e acho que vocês vão gostar de me acompanhar. Aguardem. 🙂

Te
Deixe uma Resposta

