Organização

Mas afinal como é que começas-te a usar o GTD?

primeiro passo é arranjar uma Caixa de Entrada (CE).

Eu já usava agenda e escrevia tudo o que me apetecia e não apenas os compromissos, sendo assim a minha agenda já funcionava muito como uma CE e eu só tive de adaptar um bocadinho sem grandes dificuldades.

Tanto para quem quer um sistema em papel como para quem não quer, o importante é arranjar um local onde apontar tudo (capturar), pode ser desde um simples bloco de notas ou apenas o telemóvel até uma agenda profissional, não interessa simplesmente escrevam tudo o que pensam.

No meu caso que quero, gosto e sinto-me melhor com um sistema de organização em papel optei pelo caderno arc, mas podem usar um dossier, que faz o mesmo efeito, e ir construindo o vosso sistema aos poucos. A primeira coisa a colocar são folhas em branco exactamente para escrever TUDO.


Não se preocupem com organização, com prioridades ou com contextos, só escrevam.

Com o tempo devem chegar à mesma conclusão que eu, ou seja, não há apenas uma CE, apesar de escolherem a principal onde apontam as coisas (no meu caso folhas em branco), ainda acho que outras ferramentas funcionam como CE, às vezes recebemos uma sms que é uma tarefa ou uma informação, então o telemóvel é uma CE, tal como o e-mail, ou as redes sociais. Outra que me lembro agora é a minha carteira ou mala, que podem ter folhetos, recados, cartões, ou os recibos das despesas que para mim são importantes. Então além da CE que escolhem há uma serie de outras coisas que vos rodeiam que também funcionam como tal e nas quais vão ter de pensar na hora da revisão semanal (RS).

Para já, o foco deve ser arranjar uma CE principal e habituar a apontar tudo. Depois têm de começar a olhar para ela e a “despachar” tarefas. Então reservem tempo para isso e façam tudo o que é possível de ser feito.

Oh Te mas assim é tudo  misturado, não era suposto organizar? Sim, sim, mas mais importante que organizar é fazer, pensem que hoje estão a fazer mais do que fizeram ontem e isso já é motivo para se sentirem bem.

Te

P.S. Este post já vem com um dia de atraso mas é por um bom motivo, ontem e hoje estive num encontro de cientistas e foi impossível publicar. 🙂

O blog já tem página de facebook, carreguem ali do lado direito para visitarem. Obrigado. 🙂
5 thoughts on “Mas afinal como é que começas-te a usar o GTD?

  1. Celine, não é uma agenda, é um caderno e trás apenas folhas pautadas ou quadriculadas, depois se quiseres usá-lo como agenda és tu que tens de fazer e imprimir os dias. Não quero que vás ao engano. 🙂

    Gostar

Deixe uma Resposta

