Dia a Dia

Está Tudo Bem?

Quando perguntamos a alguém “Como estás?” ou “Está tudo bem?” as respostas que recebemos são sempre as mesmas, “Sim”, “Vai-se andando”, “Um dia de cada vez”, “Estou com muito trabalho”, “Ando cansado/a”, etc.

Temos esta tendência de responder negativamente e conseguimos não dizer nada, quem perguntou fica exactamente na mesma. Estava eu a pensar nisto depois de ter perguntado “Como foi o fim-de-semana” e a resposta ter sido “Foi curto” quando me dei conta que este tipo de perguntas é feita tantas vezes sem que haja o mínimo interesse em saber que nos habituamos a responder assim.

A minha proposta de hoje é mostrar que estamos genuinamente interessados em saber o que a pessoa tem feito, se a vida corre bem, se está feliz/triste e porquê quando fazemos estas perguntas, e claro responder como se a pessoa que nos pergunta também esteja interessado em ouvir-nos.

Perguntas: 
Tens tido um bom dia? 
A semana está a correr bem? 
Como vai a família? (normalmente toda a gente fala da família com gosto) 
Que bom ver-te, estás com um ar tão feliz (ou outra coisa qualquer positiva), o que tens feito? 
Como está a correr o trabalho, tens muito que fazer? 
As férias foram boas? Onde foi o passeio? 

Claro que estas perguntas são para ser feitas a pessoas com quem tenhamos o mínimo de confiança, que são aquelas com quem nos importamos e que nos interessa saber.

Respostas: 
Está tudo bem, agora tenho um projecto em mãos que me anima e estou muito contente. 
Vai-se andando, tenho um miúdo adoentado mas depressa se põe bom. 
Um dia de cada vez, esta semana tive muitas enxaquecas mas agora está tudo a ficar melhor. 
Estou com muito trabalho mas ainda bem porque gosto do que faço. 
Ando cansada mas a tentar diminuir o ritmo e vou ficar bem. 

Estas são as mesmas respostas dadas em cima mas que elucidam sobre o porquê de estarmos bem ou mal, de uma maneira ou de outra tentem acabar de forma positiva pois é bom para vocês e dão o exemplo. 🙂

Ou então com quem tenham muitaaa confiança podem sempre fazer como as crianças que contam tudo como os malucos:

Eu – Martim, estás bom?
Martim (4 anos) – Sim. Sabes madrinha já molho a cabeça na natação e não tenho medo, dou mergulhos assim (faz o gesto com as mãos) e brinco aos tubarões. A minha mãe deixa-me escrever o meu nome no telemóvel dela e aprendi sozinho (hummm, não sei porquê mas acho que me está a mentir). Sabes que já não gosto dos gelados dos pequeninos, agora já como mais vezes aquele grande vermelho (corneto de morango), dás-me um?

E se eu insistir com a conversa podem quer que ele continua a tagarelar. Sai à madrinha. 🙂

Então a caixa de comentários é vossa, a pergunta que faço é “Como estão?” e aguardo respostas genuínas que me elucidem-me sobre os vossos dias. 🙂

Te

O blog já tem página de facebook, carreguem ali do lado direito para visitarem. Obrigado. 🙂
12 thoughts on “Está Tudo Bem?

  1. Adorei a resposta do Martim! É tão bom conversar com crianças. 🙂

    Eu estou bem, muito bem, finalmente. Depois de dois meses doente e sem descobrir a origem das vertigens. Fiz uma série de exames e não se detectou nada, para além do colestrol alto. A medicação terminou e os sintomas foram-se.
    O pior é que foi numa altura muito complicada, porque tinha uma exposição de fotografia para preparar, sessões fotográficas para fazer e editar, e ainda, tive de fazer duas festas de aniversário (uma para a família, e outra para os amigos) do meu filho, e no dia de aniversário dele, meti um bolo ao forno e fui fazer uma sessão fotográfica de manhã.
    O cansaço era gigante e a dificuldade de olhar para a tela do computador era ainda maior, a casa chegou a ficar num estado impróprio para habitar…
    Finalmente tudo passou, tão rápido como chegou e já consegui colocar a casa em ordem, terminaR as edições e fazer a 3ª festa de aniversário, a da Sara, na maior das calmas. 🙂
    Tudo está bem quando acaba bem! 🙂
    Beijinhos

    Gostar

  2. Já tinha pensado nisto e é a mais pura das verdades! Adorei as perguntas e as respostas que deste.

    Eu estou bem mas nervosa porque está-se a aproximar o dia da avaliação nos seguros. E estou com frio, mas não tarda vou para a cama e aqueço-me =P
    Está bom?lol

    Beijocas

    Gostar

  3. Esta manhã, uma das vizinhas com quem habitualmente só troco cumprimentos de cortesia atravessou a estrada para a minha casa e veio perguntar-me como estava. Respondi, com toda a honestidade. Fiz-lhe a mesma pergunta, respondeu-me abertamente.

    Que nem de propósito, hein? Um simples cumprimento que não seja o de circunstância pode fazer toda a diferença.

    Gostar

  4. É mesmo bom conversar com crianças, eles dizem-nos realmente como estão e porquê e quando nos fazem perguntas querem mesmo saber a resposta. 🙂

    Oh Ana e as vertigens desapareceram de um momento para o outro sem saberes o que se passou contigo? Estranho, mas ainda bem que agora te sentes melhor e que já está tudo mais calmo ai por casa, às vezes temos de parar e abrandar o ritmo para nos sentir-mos bem. 🙂

    Beijinho.

    Gostar

  5. Espero que tenhas ficado quentinha e que tenhas dormido bem. eheheh.

    Quanto à avaliação, é normal ter um nervoso miudinho, mas se estás a preparar-te e a fazer tudo para teres uma boa avaliação vai correr bem de certeza e no fim vais ficar contente. 🙂

    Gostar

  6. Ora viste que boa coincidência. Era isso mesmo que pretendia, que as pessoas falassem umas com as outras sem ser com frases feitas que não têm qualquer significado. 🙂

    Gostar

  7. Obrigada, Te 🙂
    Já não és a primeira pessoa a dizer isso e inclusive que seria da ansiedade. O que foi não sei, até um teste de gravidez fiz (estava apavorada). Mas não se descobriu nada, a médica passou-me uma credêncial para para uma eco abdominal, quase no final da medicação, quando comecei a melhorar e, por falta de tempo, não a marquei, entretanto, melhorei, e não a fiz.
    5ª a Sara tem a consulta dos 5 anos, e acho que vou ouvir um raspanete. 😀 Mas a verdade, é que eu fiquei bem de um dia para o outro e, até agora sinto-me muito bem, e isso é que importa. Se bem que, fica sempre a dúvida, sobre o que terá acontecido…
    Beijinhos

    Gostar

Deixe uma Resposta

