Organização

Terceiro passo para implementar o GTD

O terceiro passo é organizar e planear

É muito importante planear pois só definindo tempo para realizar tarefas é que as coisas funcionam, sendo assim todos os dias devo tirar um bocadinho para decidir o que fazer no dia seguinte. Uma vez por semana vou mais fundo e faço o acompanhamento de tudo.

Quanto ao organizar, como disse aqui, depende muito de pessoa para pessoa e do que funciona melhor para cada um, mas de uma maneira geral, organizar é separar tudo o que foi processado, e para isso precisei de começar a incluir no meu sistema outros itens.

Além da Caixa de Entrada (CE), preciso de um calendário, de uma lista de tarefas, de uma lista de projectos, de uma secção de um dia/talvez e de um arquivo.



Para mim é melhor ter o calendário e a lista de tarefas juntas do que ter de passar várias folhas para ver o que preciso, assim aponto tudo o que tem data e hora definida para ser realizado juntamente com tarefas. Uso um bocadinho o método do Bullet Journal que falei aqui, mas explico melhor num próximo post. 




Além do método do Bullet Journal, é importante definir a que categoria pertence cada tarefa e a sua prioridade. Uso diferentes cores para cada uma das categorias, Pessoal/Familia, Trabalho, Finanças, Casa, Blog, Oriflame, etc e aponto a prioridade com números sendo o 1 muito importante e a primeira coisa que deve ser feita. Se as tarefas tiverem organizadas por categoria basta ver onde estou enquadrada e é fácil perceber o que há para fazer. Se tiverem organizadas por prioridade não perco tempo a decidir o que fazer primeiro. 

Quanto aos projectos utilizo um separador para cada área de interesse (trabalho, pessoal, blog, etc) e coloco folhas em branco onde posso escrever sobre cada um dos projectos que tenho activos nas diferentes áreas, vou mostrar melhor como funciona num próximo post.

Quanto ao um dia/talvez e ao arquivo que devemos ter, não mantenho nenhum destes na agenda pois iria ser complicado transportar tudo comigo. Uso o evernote para fazer uma espécie de referência onde coloco todas as ideias interessantes e coisas que penso vir a fazer um dia e tenho 3 dossiers de arquivo em casa para os papéis importantes, mostrei aqui.

Como já disse esta é apenas a minha maneira de me organizar mas cada um deve fazer o que acha melhor para si.

Te

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2 thoughts on “Terceiro passo para implementar o GTD

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