Maternidade

Ultimos Meses de Gravidez

Como para quase todas as pessoas o 8º e 9º mês de gravidez foram os mais complicados. Ao fim de tanto tempo comecei a ficar cansada de estar grávida.

Resumindo:
– O cansaço era muito, nem conseguia subir ao primeiro andar do meu prédio para entrar em casa sem ficar cansada.
– Comecei a ficar ansiosa a pensar em tudo o que me faltava fazer até à chegada da Eva, se estaria tudo pronto a tempo e se não me teria esquecido de alguma coisa, etc.
– Tive muitas dores nas costas e na barriga.
– A roupa que até então ia cabendo deixou de me servir ou ficava-me mal e eu ficava super irritada com isso (que raio de humor).
– A Eva continuou a mexer muito e se antes era das coisas que mais gostava, passou a ser muito desconfortável e às vezes até doloroso.
– Com o calor que fez se dormisse 3/4 horas por noite já considerava uma vitória.

Agora quando me perguntam como foi a gravidez e se tenho saudades a resposta, ao contrário da maioria das mães, é não, não tenho saudades nenhumas de estar grávida. Durante a gravidez tive enjoos, azia, vómitos, dores na barriga, costas, articulações e ossos, muito desconforto, um grande cansaço, não conseguia dormir e ainda por cima (a cereja no topo do bolo) a minha médica passou-me baixa muito mais cedo do que eu queria e talvez por isto tudo eu tenha esta opinião. Para mim o “estado de graça” não teve mesmo gracinha nenhuma.

37 semanas
Mas nem tudo foi mau, pelo contrário, sentir a bebe mexer é a melhor coisa de uma gravidez, fui muito mimada por toda a gente e é bom sentir o carinho que as pessoas têm por nós. Outras coisas boas foi que não tive grandes problemas nem alterações ao nível da pele, cabelo e unhas, cheguei ao final da gravidez apenas com 7kg a mais do que tinha antes de engravidar e, muito importante, não me apareceu nenhuma estria – leram bem, nem uma – bendito dinheiro que gastei em cremes e óleos.

O parto também correu muito bem e não fiquei com medo nenhum de voltar a ter filhos mas isso fica para outro post.   
Telma Anágua

O blog já tem página de facebook, pinterest, instagram e canal no youtube, carreguem ali do lado direito para visitarem. Obrigado. 🙂
3 thoughts on “Ultimos Meses de Gravidez

Deixe uma Resposta

