Maternidade

20 de Julho de 2016

Este dia vai ficar para sempre gravado na minha memória, foi o dia em que a pequena Eva nasceu e foi tudo maravilhoso.

Desde já começo por dizer que apesar de não ter nada contra os hospitais públicos eu decidi ter a Eva no privado, fui seguida durante toda a minha gravidez na Cuf Descobertas e para mim o que fazia sentido era o parto ser no mesmo local onde fui sempre seguida e já que tive oportunidade disso assim foi.

Da equipa e instalações da Cuf só tenho a dizer coisas boas. Todos, desde auxiliares, passando por enfermeiras e acabando nos médicos, foram impecáveis, fui muito bem tratada por todos, tiveram bastante cuidado comigo, respeitaram-me e nunca me fizeram sentir desconfortável durante todo o processo.

Uma semana antes já eu andava com contracções mas eram muito espaçadas e já tinha dilatação, a minha médica avisou-me que se a Eva não nascesse durante essa semana iria induzir o parto.

No dia 20/07 lá fomos ás 8h da manhã para o hospital. Chegámos, demos entrada e acompanharam-nos ao quarto, pediram-me para preparar a roupa para a Eva e para eu vestir a bata do hospital. Depois de uma serie de perguntas e de me observarem, deram-me um comprimido para acelerar as coisas e disseram-me para chamar quando começassem as dores. Não me obrigaram a estar na cama nem me colocaram a soro o que fez com que eu tivesse mais liberdade de movimentos, disseram-me que podia andar, sentar-me, ir para a bola de pilates, deitar-me, etc, basicamente disseram-me para fazer o que me sentisse melhor e o que me deixasse mais confortável. A única coisa que fizeram foi ligar o CTG para irem monitorizando a Eva.

Eu sentia contracções mas continuavam a ser iguais às que sentia anteriormente, não eram dolorosas e continuavam espaçada, à hora de almoço ainda continuava tudo na mesma, deram-me o segundo comprimido para ver se a coisa se desenrolava mas a meio da tarde ainda nada de mais estava a acontecer. Foi então que a minha médica decidiu que me iria rebentar as águas e depois disso, finalmente comecei a sentir dores fortes.

Levei duas doses de anestesia, há quem diga que se deixa de sentir tudo, eu não sei bem se é esse o objectivo da epidural, deixar de sentir tudo completamente ou não, mas eu continuei a sentir as contracções, sentia as pernas e até conseguia fazer força nas pernas para me levantar, só as dores é que aliviaram um bocadinho de resto eu sentia tudo na mesma.

Quando senti uma pressão mais forte a enfermeira levou-me para o bloco de partos e a Eva nasceu num estante. Não vou mentir e dizer que não dói nada, dói sim, é claro que dói, mas no meu caso não foi nada que eu não conseguisse aguentar.

Mal a Eva nasceu colocaram-na logo em cima de mim, cortaram o cordão e limparam-na sempre com ela em cima do meu peito. Depois colocaram-na numa mesinha mesmo ao meu lado, ao nível da minha cara, para que eu tivesse o tempo todo a vê-la, enquanto a pediatra a observava. Vestiram-na e voltaram a colocá-la no meu colo. Fui para o recobro com ela deitada no meu peito.

No recobro dei de mamar, a Eva aprendeu muito depressa a agarrar na maminha, e depois das horas no recobro levaram-nos para o quarto ainda abraçadinhas uma à outra. Só no quarto e quando me apeteceu é que coloquei a Eva no berço, ninguém me impôs regra nenhuma.

O resto da estadia no hospital foi boa, todos são muito disponíveis e atenciosos. Não tenho a mínima coisa a apontar. Foi tudo muito bom e recomendo a Cuf a todos que me perguntem. 🙂

Telma Anágua

O blog já tem página de facebook, pinterest, instagram e canal no youtube, carreguem ali do lado direito para visitarem. Obrigado. 🙂
2 thoughts on “20 de Julho de 2016

Deixe uma Resposta

