ANossaCasa

Comprar casa passo a passo

Eu e o André demos outro passo importante na nossa vida – COMPRAR CASA.


Já andávamos à uns meses a pesquisar e a ver casas, mas era uma possibilidade distante até que sem estarmos à espera surgiu uma oportunidade boa e finalmente achámos a casa ideal. 

Eu estava grávida de mais ou menos 5 meses quando isto aconteceu e apesar de não ser a altura ideal e ter mais em que pensar, começámos a avançar com todo o processo para concretizar a compra. Foram muitas dores de cabeça, não é nada fácil e ou temos muita paciência ou damos em loucos, ainda mais com uma gravidez a decorrer ao mesmo tempo e com as hormonas todas alteradas foram meses de muita ansiedade até a situação estar resolvida, o que só aconteceu já a Eva tinha nascido.

Fizemos uma mudança com uma bebé recém-nascida nos braços o que tornou todo o processo mais trabalhoso, neste momento ainda temos a casa a meio caminho mas devagarinho colocamos tudo em ordem.

Então aqui fica o passo a passo para quem estiver prestes a passar pelo mesmo que nós.

Passo 1 –  A escolha da casa

Além da casa em si que tem de estar de acordo com o gosto de cada um também temos de ter em conta o orçamento, ou seja, temos de definir quanto queremos gastar e comparar preços para ter a certeza que o negócio é bom para nós. A escolha da zona onde está inserida a casa também é importante, convém perceber se tem as condições que pretendemos para ter uma boa qualidade de vida.

Quanto à casa, façam visitas a diferentes horas do dia para verificar o estado de conservação e a iluminação natural. Verifiquem o estado dos materiais e os acabamentos e, se possível, levem outras pessoas a ver a casa, o que vocês não repararam pode ser que outra pessoa repare.

Passo 2 – Fazer uma proposta

Depois de decidirem qual a casa que querem comprar e conhecer os seus defeitos e qualidades é altura de fazer uma proposta. Lá por a casa estar “marcada” com um valor não quer dizer que não se possa avançar com outro número e esperar pela negociação.

Passo 3 – Financiamento

Assim que o proprietário aceitou a proposta que lhe fizemos fomos ao banco falar com o nosso gestor de conta, para fazer uma simulação e saber o que fazer para avançar com um financiamento. Nesta etapa poderão ter de ir a vários bancos e estudar qual a melhor proposta para aceitarem. Depois há uma serie de documentos que temos de entregar e esperar pelo parecer do banco.  

Passo 4 – Contrato de promessa compra e venda

Leiam muito bem este contrato e tenham a certeza que está de acordo com a vossa vontade. É neste momento que é entregue um sinal para a compra.

Passo 5 – Avaliação e Aprovação Final

Isto depende inteiramente do banco, nós pouco temos de interferir, é só esperar que corra tudo bem.

Passo 6 – Escritura e Registos Finais

É neste momento que supostamente o vendedor recebe o valor da casa e o comprador recebe as chaves.

Para terem uma ideia, durante todo este processo, só não tivemos problemas nos dois primeiros passos, todos os outros nos deram dores de cabeça e noites mal dormidas, por isso, para quem vai passar pelo mesmo, respirem fundo e encham-se de paciência para enfrentar esta fase, pensem que é um processo chato que têm de percorrer para no final ter a vossa tão esperada casa.

Telma Anágua


O blog já tem página de facebook, pinterest, instagram e canal no youtube, carreguem ali do lado direito para visitarem. Obrigado. 🙂

Anúncios

One thought on “Comprar casa passo a passo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s