Assassina de Orquídeas

Lembram-se deste post?? Lembram-se de como tive medo de matar a orquídea?
Pois, continuo sem saber o que se passa mas a flor acabou mesmo por morrer, esta e outra que entretanto a minha sogra me deu. Acabei por ficar com vasos cheios de folhas e paus secos em ambas as orquídeas.

Pedi para que mais ninguém me oferecesse estas flores e decidi eu mesma não tentar novamente, não quero matar mais nenhuma e é óbvio que estou a fazer alguma coisa errada.
Apesar de secas, vá se lá saber porquê, não as deitei fora. Levei-as para a varanda e apesar de não ter esperança nenhuma nelas uma vez por outra borrifava ambos os vasos com água (não regava a planta apenas borrifava a terra), e às vezes até pensava: “Só mesmo tu para regares plantas mortas” mas nunca deixei de o fazer.
Passadas 4 semanas de as ter posto na rua e ter começado a borrifa-las em vez de regar, como fazia antes, apareceram estas duas folhinhas pequeninas num dos vasos.
2 semanas depois de ter reparado nisto (hoje) aparece uma nova folhinha no outro vaso.
E as folhinhas pequeninas do primeiro vaso estão assim:
Será que as minhas orquídeas estão a renascer ou foi apenas uma erva daninha que foi ali parar?? Tenho de esperar para ver. 🙂
Te

22 Comments Add yours

  1. Não sei dizer-te o que se passou mas eu sou terrível para matar as plantas. Fico mesmo aborrecida porque flores não ligo muito mas ADORO plantas verdes. Já descobri um pormenor com os meus erros…regar demais. Pois essa atitude de borrifar em vez de regar é melhor para quem não tem sorte nem jeito como eu.
    Geralmente quando levam água a mais as folhas começam a ficar amarelas e acabam por morrer.
    Talvez tivesse sido isso.
    Beijo e boa sorte.

    Gostar

  2. luarte diz:

    Não quero agoirar e desalentar-te mas acho que se trata mesmo de uma erva daninha. Mas enquanto há vida há esperança 🙂
    Beijinho grande

    Gostar

  3. Te diz:

    Pois eu também comecei por regar muito e disseram-me que as orquideas não gostam de muita água, a partir dai passei a regar só uma vez por semana e depois de secas só borrifo mesmo uns salpicos. Não sei o que fiz mas elas não duraram muito tempo. :-S

    Gostar

  4. Te diz:

    Lol… Eu tenho esperança mas também estou mais inclinada para a erva daninha. eheheh. Vou esperar para ver, ainda me sai dali uma urtiga. 😛

    Gostar

  5. Criadora diz:

    Olá Te!!!

    é mesmo uma erva daninha!!!!
    não desistas já das orquídeas!! De facto elas precisam de pouca água e vaso apertadinho. Por vezes rego as minhas de 2 em 2 semanas. Já tenho algumas há 10 anos!!!!
    Mesmo que as assassines, pelo menos, com as tentativas sempre te podemos catalogar como uma serial killer!! É outra história!!!! 🙂

    Gostar

  6. Falei disso à pouco tempo no meu blog, as minhas já morreram, só sobrou uma presentemente. Mas comigo só cairam as flores, o “tronco” está bom!

    Bjokas

    Gostar

  7. Patrícia diz:

    Olá. Li todos os comentários e percebi que as assassinas na verdade são só impacientes :). As plantas são assim mesmo, as flores morrem e na maioria das vezes demora de 1 a dois anos para florescerem de novo. Vi na primeira foto que sua orquídea está com uma folha bem verdinha e a haste seca. Tá tudo normal. É só tirar a haste morta, molhar o vaso uma vez por semana e esperar. As vezes demora até três anos… mas vale a pena.

    Gostar

  8. Podes arrancar, são mesmo ervas daninhas, não deites fora as orquídeas, elas renascem.

    Gostar

  9. Paula M diz:

    Olá,
    É de certeza uma erva daninha. Quanto à orquídea, se a haste está seca podes cortá-la quase totalmente, continua a regar muito moderadamente (só borrifar poderá ser pouco, acho eu) e mantêm-na com claridade, mas sem sol directo. Pode demorar, e em geral demora sempre muito tempo, mas pelas fotos pacredito que voltará a florir. Não desistas!

    Gostar

  10. PINTA ROXA diz:

    lol, acho que un destes dias tens ai o CSI..
    Deixa não és a unica, eu nem sei cuidar de orquideas, tenho uma a “fingir” que me deu a minha mãe há um montão de anos. Pelo menos assim está sempre linda 🙂
    Beijocas

    Gostar

  11. Paula diz:

    A mim parecem-me ervas daninha, mas não confirmo! Eu tenho uma que pertencia à minha mãe e já tem alguns anos. Tenho-a no parapeito da janela ao sol. Recebe sol directo durante o dia e só a rego aos Domingos e tem estado sempre bem. Será que a tua não estava ao sol?
    Bom fim de semana!

    Gostar

  12. Ana diz:

    Não percebo nada de orquídeas, mas, de facto, parece uma erva daninha. No entanto, não impede que renasça, penso eu. Pelo menos, tive muita sorte, com um bambo, com apenas uma folha, mergulhei na água e criou raízes, fiquei hiper feliz!

    Beijinho e bom fim-de-semana 🙂

    Gostar

  13. A mim também me parece mais uma erva mas espera para ver. As orquídeas são plantas extremamente sensíveis, é preciso muito cuidado com elas. Também sou uma assassina de orquídeas, já a minha mãe tem algumas à muitos anos e permanecem sempre lindas e bem cuidadas. O truque? Não faço ideia…

    Gostar

  14. Te diz:

    Eheheh vou mesmo catalogar-me de serial killer, aquilo são mesmo ervas daninhas.

    Gostar

  15. Te diz:

    Pelo menos não sou a única. 🙂

    Gostar

  16. Te diz:

    O problema é que toda a planta cada vez seca mais, mas já tenho medo de lê dar água pois foi assim que a primeira começou a morrer.

    Gostar

  17. Te diz:

    Pois também já cheguei á conclusão que são ervas daninhas.

    Gostar

  18. Te diz:

    Dividi que volte a florir cada vez está mais seca. 🙂

    Gostar

  19. Te diz:

    Essa sim não dá trabalho nenhum e não hà maneira de a assassinares. 🙂

    Gostar

  20. Te diz:

    Ao inicio estava ao sol depois mudei-a de sítio porque disseram-me que elas nã podiam estar ao sol directamente mas tinham de apanhar luz na mesma. Juro que não sei o que fazer mais.

    Gostar

  21. Te diz:

    Tens de pedir umas aulas à tua mãe e depois podes vir contar-me?

    Gostar

  22. Te diz:

    Eu também não percebo mas aquilo era sem dúvida uma erva daninha. Arranquei. :-S

    Gostar

Deixe um comentário